A Polícia Comunitária
Por: ruanbq • 26/2/2017 • Trabalho acadêmico • 682 Palavras (3 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 3] | Atividade de avaliação a distância (AD) |
Disciplina: Polícia Comunitária e Segurança Pública
Curso: Seg Pública
Professor : Paulo Calgaro de Carvalho
Nome do aluno:
Código acadêmico:
Data: 21/10/2015
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 – Uma das bases da Polícia Comunitária é a aplicação de metodologias para estruturar a resolução de problemas junto com a Comunidade. O conceito de problema para a Polícia Comunitária possui um contexto diferente do aplicado na polícia tradicional, muito mais voltada para a ação reativa aos crimes ocorridos. Com base nos conceitos de problema apresentados observe a comunidade onde você vive ou trabalha e relacione pelo menos 5 situações que representem problemas, sob a ótica da Polícia Comunitária. (3,0 pontos)
É notável que a policia comunitária se torna importantíssima para os dias de hoje. Logo percebemos que alguns problemas podem ser resolvidos pela polícia comunitária, de maneira que a atuação evite transtornos maiores e se transforme em solução.
Na comunidade em que resido, a polícia comunitária poderia ter uma atuação nas seguintes situações:
-Preservação do patrimônio, de forma a evitar depredações e pichações ao patrimônio público e particular.
-Fiscalizar a lei do silêncio principalmente no horário noturno, inibindo sons altos que podem deturbar e atrapalhar o sono da comunidade.
-Uma operação presença nos estabelecimentos de ensino a fim de garantir a segurança dos alunos.
-Uma aproximação dos cidadãos para que possa ser informado atitudes suspeitas
-Em operação conjunta com a Polícia Militar, prevenir e inibir pequenos delitos.
Questão 2 – Segundo estudos realizados nos Estados Unidos e no Canadá a diminuição no tempo efetivo de resposta não influencia na probabilidade de prender o delinquente ou na satisfação dos cidadãos envolvidos. Analise esta afirmação sob a ótica do modelo de Polícia Comunitária, elaborando uma análise crítica entre 10 a 20 linhas. (3,0 pontos)
No modelo tradicional, a eficácia é medida pelo número de ocorrências atendidas e de detenções realizadas, caracterizando-se como policiamento essencialmente repressivo. No Comunitário a eficácia é sempre medida pela ausência de crime e de desordem. Logo é notável que é muito melhor não ter o crime acontecendo, agindo na base da prevenção do que ter uma resposta rápida em uma ocorrência policial, tanto que os estudos realizados nos Estados Unidos e no Canadá apontaram que o tempo efetivo de resposta não influencia na probabilidade de prender o delinqüente ou na satisfação dos cidadãos envolvidos. E além disso, algo que a polícia comunitária preza bastante é a satisfação dos cidadãos já que é de grande importância o estreito contato com a comunidade.
...