A Produção Textual Avaliativa Do Estágio Em Serviço Social
Por: Elaine Silva • 1/5/2023 • Trabalho acadêmico • 2.113 Palavras (9 Páginas) • 73 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
NEIDE CRIPALDI
RA:3391010302
CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO SOCIOINSTITUCIONAL:
SECRETÁRIA DE HABITAÇÃO
RIO CLARO
2023
NEIDE CRIPALDI
Tutora Distância: Ester Elaine Pomini da Costa
CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO SOCIOINSTITUCIONAL:
SECRETÁRIA DE HABITAÇÃO
Trabalho de produção textual avaliativa, apresentado ao curso de graduação em Serviço Social, na instituição Anhanguera Educacional – Rio Claro, como requisito para obtenção de nota em Estágio em Serviço Social I para avaliação.
2023
SUMÁRIO[pic 2]
1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................4
2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................6
2.1HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO.............................................................................6
2.2 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO SOCIOINSTITUCIONAL........................8
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................9 4.0 REFERÊNCIA................................................................................................. .........10
1 - INTRODUÇÃO
A disciplina em questão foi elaborada para esclarecer como surge o princípio do projeto de formação profissional instituído pela ABEPSS Em 1996, no qual a mesma parte de uma teoria social crítica para a clareza do cotidiano, acompanhada de uma visão investigativa e interventiva da profissão. Neste projeto, destacam-se as exigências que se referem a compreensão do que o Serviço Social é uma profissão primordial na divisão social do trabalho, enfatizadas socialmente, ampliando três dimensões que a formação profissional deve constituir que são: teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa.
Sendo assim concluir que os desafios, de estágio supervisionado em serviço social, devemos aprender que a sua forma de operacionalização é deparar com objetivos diferenciados que seguem tanto a lógica da profissão, amparada no projeto ético político e que se propõe garantir os direitos da classe trabalhadora, como a lógica das instituições em que se constitui o trabalho do assistente social que utiliza no campo de estágio, que são as atribuições de serviço.
O estágio e a supervisão são instrumentos articulados para o processo de ensino e aprendizagem e, proporcionam decisões para a questão específica de formação profissional coordenada pelo Projeto Ético-Político e pedagógico do curso de Serviço Social. A partir deste contexto, no que diz respeito à articulação entre teoria e prática, compreendemos que esta não deve se dá somente no estágio. Devemos considerar também em outras disciplinas que atribui o currículo do curso de Serviço Social, sejam elas de estágio ou não, agregando para romper com a dicotomia entre teoria e prática, ainda não presente na profissão.
Sendo assim, sobre a formação profissional na contemporaneidade e o estágio supervisionado, nos revela enormes desafios frente ás diferenças no mundo do trabalho. No papel do Estado, da sociedade civil e nas organizações das políticas sociais, nos mostra grandes informações no trabalho do assistente social, em meio a esta realidade, da qualidade da formação e atuação profissional. Portanto, a categoria profissional enfrenta o desafio de entender algumas lógicas do capitalismo contemporâneo. Novas questões de colocam para o Serviço Social. Seja na sua intervenção, ou na construção de conhecimentos. As questões ligadas às mudanças ocorridas no mundo do trabalho e nos processos de desestrutura dos sistemas de proteção social e da política social.
Portanto, precisamos compreender a formação profissional, o estágio e a supervisão em serviço social frente aos interesses de classes e a possibilidade de reafirmação de um projeto profissional prioritário aos interesses da classe trabalhadora.
Esta supervisão será feita pelo professor supervisor e pelo profissional do campo, através da reflexão, acompanhamento e sistematização com base em planos de estágio, elaborados em conjunto entre unidades de ensino e unidade campo de estágio, tendo como referência a Lei (8.662/1993), Lei de Regulamentação da profissão e o Código de Ética do Profissional de 1993, ABESS/CEDEPSS, 1997.
A disciplina de Estágio em Serviço Social I, a qual este trabalho será apresentado foi a Secretária Municipal de Habitação/Prefeitura de Municipal de Rio Claro-SP para atribuir aspectos sócio-políticos e a sua relação com o trabalho do profissional de assistência social.
Assim, o trabalho vai descrever sobre o histórico da entidade, seus valores e objetivos, quem e quais são seus colaboradores, quem pode usufruir dos atributos e outras informações acerca do funcionamento, dando assim ao trabalho uma ampla abordagem sobre a caracterização do espaço sócio institucional.
O estágio, conforme é entendido como o “processo de qualificação e treinamento teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político do aluno” e, nesta dinâmica, existe três segmentos que atrelados dão vida a esse processo: o docente supervisor acadêmico, o profissional de Serviço Social supervisor de campo e o estagiário. A ABEPSS, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social de 1996, que se configura a partir da inserção do aluno no espaço sócio institucional, tendo em vista sua capacitação para o mercado de trabalho profissional. Princípios estes que somam a outros preceitos legais que são: a Lei de Regulamentação da Profissão nº 8.662 de 1993; a Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abril/2010).
...