A PRODUÇÃO TEXTUAL AVALIATIVA DO ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL
Por: mirianlinamatos • 7/9/2020 • Trabalho acadêmico • 1.549 Palavras (7 Páginas) • 1.496 Visualizações
[pic 1]
SERVIÇO SOCIAL
MIRIAN LINA DE MATOS FERREIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL AVALIATIVA DO ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL IIII
PLANO DE ESTÁGIO EAD- ADAPTADO- COVID-
SERVIÇO SOCIAL
Betim
2020
MIRIAN LINA DE MATOS FERREIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL AVALIATIVA DO ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL IIII
PLANO DE ESTÁGIO EAD- ADAPTADO- COVID-
SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social da universidade Pitágoras UNOPAR, para a disciplina de estágio curricular obrigatório III. Coordenadora do curso: Prof.ª. Valquíria Aparecida Dias Caprioli.
Betim
2020
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ......................................................................................................................... 4
- DESENVOLVIMENTO ................................................................................................................5
- CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................................................7
- REFERÊNCIAS............................................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
A produção textual a seguir, tem como objetivo substituir o estágio curricular obrigatório III em campo profissional, pelo estágio EAD- Adaptado- Covid, devido a realidade atual da necessidade de isolamento e distanciamento social em todo o mundo. Objetiva ainda relatar de que forma ocorre as atividades desenvolvidas pelo Centro De Referência De Assistência Social, Alterosas II, e a atuação do assistente social.
O Cras em questão, está situado no seguinte endereço: bairro Jardim Alterosas n 81 na cidade de Betim- MG. O município conta com 16 unidades cobrindo todo o território. Este equipamento se caracteriza por ser a porta de entrada da Secretaria Municipal de Assistência Social. Os serviços prestados nesses equipamento são direcionados à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, precariedade ou com vínculos afetivos fragilizados. Compondo a Proteção Social Básica do município, ela faz parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e visa prevenir situações de risco pessoal e social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
2 DESENVOLVIMENTO
O Centro De Referência De Assistência Social, é uma unidade pública estatal de abrangência municipal, responsável pela oferta de serviços de Proteção Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Serviço este que conta com uma equipe multidisciplinar oferecendo diversos serviços para a população além da concessão de benefícios.
Disponibiliza atendimento para avaliação e concessão de benefícios eventuais, e continuados, encaminhamentos para a rede de proteção social, orientações para o acesso e garantia de políticas públicas, além dos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
Este CRAS conta com uma equipe multidisciplinar, sendo composta por sua coordenadora, uma assistente social, uma psicóloga, uma educadora social e um educador físico. Importante salientar que tanto a assistente social quanto a psicóloga desenvolvem o mesmo trabalho, o atendimento psicossocial a pessoas e famílias atendidas. Mensalmente são realizadas reuniões com a rede socioassistencial afim de articular estratégias e ações pertinentes a cada caso acompanhado. Esta unidade está alocada em imóvel alugado pela prefeitura, conta com uma estrutura pouco acessível, uma vez que é possível perceber degraus e obstáculos o que dificulta o acesso a portadores de necessidades especiais. Além de contar com apenas uma sala para a realização do atendimento técnico, limitando o número de atendimentos diários. A equipe se encontra desfalcada uma vez que vários profissionais tiveram seus contratos rescindidos por dificuldades financeiras enfrentados pela gestão atual. O número reduzido de profissionais na unidade, afeta drasticamente na qualidade dos atendimentos e acompanhamentos que deveriam ser prestados de acordo com as normativas dos SUAS.
...