A Produção Textual Individual
Por: Hállan Neves • 9/9/2022 • Trabalho acadêmico • 349 Palavras (2 Páginas) • 71 Visualizações
A) O processador ARM desenvolvido pela empresa britânica ARM Holdings, é dedicado a computadores, notebooks e celulares. As principais características sobre esse processador: é a possibilidade de concentrar em um único conjunto a memória, GPU e processador. Se destaca por sua eficiência energética. Devido a sua arquitetura, faz com que suas instruções sejam limitadas, demandando assim, menor consumo de energia e melhor dissipação do calor.
Vale salientar que o processador ARM é projetado a partir da arquitetura RISC, sendo essa uma forma mais objetiva de processamento de dados, pois, quebra uma instrução em várias menores e mais simples, desse modo, cada um desses fragmentos são executados em um único ciclo.
Diferente do processador ARM, o processador x86 da da Intel é uma das mais conhecidas usuárias da arquitetura CISC. Processadores desenvolvidos com essa arquitetura executam instruções complexas e longas, além de não possuírem um tamanho padrão, podendo assumir diversas dimensões. Essa arquitetura exige que o processador acesse a memória para executar uma instrução, esta ação afeta a capacidade de processamento, pois, para executar uma única instrução são necessários vários ciclos.
B) Apesar da arquitetura RISC aparentar vantagem em relação a arquitetura CISC, a tendência é ambas coexistirem, pois, RISC é uma arquitetura desenvolvida para oferecer boa performance sem aumento do tamanho e de gasto energético. Por esse motivo são comumente utilizados em dispositivos compactos, como smartphones e tablets. Esses são exemplos de dispositivos que precisam que suas baterias tenham maior autonomia.
Após o anúncio da Apple sobre a transição para o processador ARM em seus computadores, fica evidente que é uma aposta para o futuro. Essa decisão pode afetar os consumidores da Apple de várias maneiras, podendo ser positivas e negativas.
São listados alguns exemplos positivos como: Menor consumo de energia ocasionando maior autonomia; Maior vida útil dos componentes de hardware, pois gera menos calor e consome menos energia; Maior velocidade de processamento devido sua arquitetura.
No entanto são exemplos negativos: A não compatibilidade com X86; Não pode usar no Windows(SO mais utilizado).
...