A Psicanalise
Por: Thomas Belo • 28/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 516 Palavras (3 Páginas) • 161 Visualizações
1. Quais os três usos do termo Psicanálise? O termo psicanálise é usado para se referir a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional. Ou seja, os três usos do termo são Teoria, Método de Investigação e Análise.
2. Como se caracteriza a primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico? Em 1900, Freud apresentou a primeira concepção sobre a estrutura e o funcionamento da personalidade. Essa teoria refere-se à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente. O inconsciente exprime o conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência. O pré-consciente refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis à consciência. Já o consciente é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior.
3. O que Freud descobriu de importante sobre a sexualidade? Que a maioria dos pensamentos e desejos reprimidos referia-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos, isto é, que na vida infantil estavam as experiências de caráter traumático, reprimidas, que se configuravam como origem dos sintomas atuais, e confirmava-se, desta forma, que as ocorrências deste período da vida deixam marcas profundas na estruturação da pessoa
4. Como se caracterizam as fases do desenvolvimento sexual? Fase oral – a zona de erotização é a boca; Fase anal – a zona de erotização é o anus; Fase fálica – a zona de erotização é o órgão sexual; Período de latência – até a puberdade. Caracteriza-se por uma diminuição das atividades sexuais; Fase Genital – quando o objeto de erotização ou de desejo não está mais no próprio corpo.
5. O que é realidade psíquica? Realidade psíquica são fatos que poderiam ter ocorrido ou imaginados, mas que teriam força real na vida do indivíduo.
6. Como se caracteriza a pulsão? É uma produção resultante de um conflito psíquico entre o desejo e os mecanismos de defesa, ele, ao mesmo tempo em que sinaliza, busca encobrir em conflito, substituir a satisfação do desejo.
7. Como se caracteriza a segunda teoria do aparelho psíquico? Caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifestado por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos. Já a prática profissional refere-se à forma de tratamento que busca o autoconhecimento ou a cura, que ocorre através desse autoconhecimento. Atualmente, o exercício da Psicanálise ocorre de muitas outras formas, ou seja, é usada como base para psicoterapias, aconselhamento, orientação; é aplicada no trabalho com grupos e instituições.
8. O que é sintoma? Pela introdução dos conceitos de id, ego e superego para referir-se aos três sistemas de personalidade. Sendo: Id – constitui o reservatório da energia psíquica, é regido pelo princípio do prazer. Ego – é o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id, e as ordens do superego. É regido pelo princípio da realidade. Superego – origina-se pelo complexo de Édipo, a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade. Existe a ideia do sentimento de culpa.
...