TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do trabalho em 3 faces

Por:   •  28/11/2017  •  Resenha  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia do trabalho em 3 faces

Estudantes de Psicologia sempre buscaram elementos da Psicologia do Trabalho que lhes permitam manter uma identidade profissional, marcada pela imagem do “clínico de consultório”. Algumas práticas do Psicólogo do Trabalho são vistas como estranhas à Psicologia, dificultando a formação do profissional e sua atuação.

Considera-se como Psicologia do Trabalho aquela que tem como ponto central o estudo e compreensão do trabalho humano em todos os significados e manifestações.

A POT teve origem junto à criação do laboratório para estudo da fadiga, no qual se investigou aspectos psicofisiológicos associados à fadiga e cargas de trabalho. A atividade dominante dessa área (seleção de pessoal e uso de testes psicológicos para ajustar pessoas a cargos), visando eficiência no trabalho, produtividade da empresa e satisfação do trabalhador. Surgiu daí também a reorganização dos locais de trabalho para minimizar as conversas paralelas entre os trabalhadores.

Frederick W. Taylor desenvolveu uma administração científica para orientar as práticas organizacionais e aumentar a produtividade (proposta taylorista), esse estudo deu origem ao posterior: estudo de tempos e movimentos, que esteve na base do campo ‘fatores humanos’, voltando para analisar e projetar ambientes de trabalho e tecnologias que considerassem as características humanas.

- Competências esperadas por psicólogos na POT

Competência é ação, tomada de iniciativa com conhecimentos e habilidades, exercida em contextos específicos. Competências inseridas em um campo interdisciplinar traduzem a identidade e asseguram a atuação esperada do psicólogo organizacional e do trabalho. Além das competências técnicas, espera-se que o psicólogo desenvolva competências pessoais, interpessoais e políticas, além de se esperar que ele saiba avaliar e comunicar os resultados de suas intervenções.

_ Considerações finais: nosso percurso e para onde devemos caminhar

1. A POT se consolidou como uma disciplina científica, contribuindo para o avanço do conhecimento sobre comportamento humano.

2. Há técnicas e temas que foram superados, outros que reaparecem e alguns modismos que atingem até campos científicos.

3. Há problemas que acompanham o psicólogo essa área, mas isso se deve principalmente às deficiências de formação e treinamento, já que não é um campo pouco enfatizado na maioria dos cursos do país.

4. Apesar das dificuldades, POT garante níveis de remuneração superiores à média, porém, o psicólogo não é visto como um agente de mudanças em nível estratégico e seu objetivo continua sendo a construção de organizações saudáveis e produtivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com