A REMOÇÃO DE GOSTO E ODOR
Por: lucasdejesusnasc • 22/11/2017 • Artigo • 622 Palavras (3 Páginas) • 115 Visualizações
Alunos: Murilo, Junior, Lucas de Jesus, Jonatas, Thierry
RESUMO DE: REMOÇÃO DE GOSTO E ODOR
Muitos compostos químicos de origem industrial podem contribuir diretamente para gosto e odor na agua. Por outro lado, esgotos domésticos, efluentes indústrias e águas de drenagem urbana e agrícola contem nutrientes que estimulam o crescimento de organismos planctônicos e outras formas de mátria orgânica. Produtos metabolitos de microrganismos e decomposição de matéria orgânica presentes em mananciais de abastecimento são fontes comuns de compostos causadores de gosto e odor na agua potável.
Em geral a presença de gosto e odor na água potável é considerada um problema estético, não trazendo, necessariamente, riscos a saúde da população. Há evidencias de que a presença de adores anormais na agua potável seja um indicador também da presença das substancias que podem trazer riscos a saúde dos consumidores, desta forma, a detecção de odores na agua potável deve ser considerada como evidencia da presença de compostos indesejáveis. A conclusão de que não há riscos a saúde somente poderá ser feita após a identificação dos compostos responsáveis.
A qualidade da água potável no Brasil é regulada pela Portaria MS n° 5518/2004 (BRASIL, 2004). Esta portaria estabelece padrões microbiológicos de turbidez, de potabilidade para as substâncias químicas que apresentam risco a saúde, de radioatividade e de aceitação para o consumo humano. Gosto e odor estão enquadrado na categoria de patrão de aceitação sendo seus valores máximos permitidos (VMP) representado pela expressão “não objetável”, de acordo com o “critério de referencia ”.
Nos EUA, indicadores que apresenta efeitos classificados com estéticos (gosto e odor, cor e formação de espumas), cosméticos (descoloração de pele e dentes) e técnicos (corrosão, deposição e incrustação) são recomentados como padrões secundários de qualidade da água.
Estratégias de controle: este componente do programa envolve a definição de medidas a serem tomadas para o controle das causas de gosto e odor .
Monitoramento: regular e essencial para acompanhamento da qualidade da agua, para alertar com antecedência sobre o surgimento de condições propicias para o desenvolvimento de episódios de gosto e odor.
Os processos de oxidação química e biológica objetivam a conversão de compostos indesejáveis presentas na agua, em outras de características mais aceitáveis, adsorção em carvão ativado em pó ou granular é consistentemente citada como um dos processos indicados para remoção de compostos causadores de gosto e odor na água. O tamanho de partículas influencia a taxa adsorção e a perda de carga no filtro. A lavagem de filtros de carvão diminui sua eficiência e desintegra a zona de transferências de massa de filtro. A tecnologia de separação por membranas e seus aplicações no tratamento de agua é apresenta por Mierzwa (2006). Dependendo da capacidade e da forma de separação dos contaminantes, e do tipo e intensidade da força motriz utilizada, os processos são classificados em microfiltração, ultra filtração, nano filtração, osmose reversa e eletro diálise. Dependendo da capacidade dos processos de tratamento existentes em remover os contaminantes ao nível considerado seguro para consumo, no caso de episódios de gosto e odor causados por compostos como 2-MIB e geosmina, o mais usual é que a água seja rejeitada mais por razoes estéticas do que pela presença de compostos que tragam risco imediato à saúde.
...