A finalidade do gosto
Resenha: A finalidade do gosto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sssergio • 21/6/2013 • Resenha • 281 Palavras (2 Páginas) • 480 Visualizações
A finalidade do gosto
É comum acreditar que gosto é gosto, é algo que se tem dentro de si, e claro þode sim um dia mudar, como se gosta do namorado (a) atual. Gosto pode mudar com o tempo, porem, isso depende de cada um em seu lugar. È o sentido abstrato entre o gostar, querer e o poder, visto que, gosto é a opinião única e invidual de cada indivíduo, mas que em alguns casos, uma pessoa pode levar a outra a seguir a mesma idéia.
Uma das frases que mais encanta os brasileiros é “gosto não se discute”. Parece que toda vez que alguém a pronuncia faz na verdade uma profissão de fé. Demonstra, não importa como, que se diferencia de uma verdadeira “legião de fanáticos”: pessoas retrógradas e de “direita” que sustentam que a música, a pintura, o cinema e a literatura (só para citar alguns exemplos) tem regras próprias cujo domínio exige por parte do artista uma atividade disciplinada e, em certo aspecto, racional. Proclama-se orgulhosamente que a chamada “inspiração” não tem regras, coisa que me faz recordar gente que, substituindo turismo por estudo, julga-se grande conhecedora de países estrangeiros. É cômico (para não dizer triste) observar aqueles que, transformando ateliers e estúdios de gravação em consultórios de psicanálise, misturam os conceitos de beleza e democracia de uma forma tão desonesta.
Por isso é necessário respeitar o gosto, a opinião e a atitude das pessoas diante de várias situações, pois segundo Voltayre (filósofo francês), podemos não concordar com a opinião ou a forma de pensar de alguém ,as devemos defender sempre o direito de pensar e mais ainda o direitos de gostar de cada pessoa de cada cidadão.
...