A Relação Entre História e História da Educação
Relatório de pesquisa: A Relação Entre História e História da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: regilenny • 16/5/2014 • Relatório de pesquisa • 2.881 Palavras (12 Páginas) • 304 Visualizações
UNIDADE TEMÁTICA - BASES HISTÓRICAS E ANTROPOLOÓGICAS DA EDUCAÇÃO
RELATÓRIO 06/05/2009)
AULA 01
A Relação Entre História e História da Educação
O professor interativo Ricardo Leite iniciou a aula, mostrando um clipe musical de Pink Floyd” e fazendo uma introdução da aula. A aula fala sobre a história dos homens e a educação, compreendendo que o homem é o sujeito da história que ele pode interferir na natureza, na realidade em que vive a qualquer momento, explicou sobre que a história da educação é a história da humanidade, a educação é um fato histórico, é uma relação política. O papel da educação é a formação humana.
Das diferenças entre o animal e o homem, que o animal atua na natureza com a intenção de sobreviver, nada mais, já o homem é conforme suas necessidades. Com tantos inventos, como a agricultura e engenhocas importante foi dado o nome “trabalho” que demonstra a grande diferença entre o homem e o animal.
O homem sofre determinações da natureza, como qualquer outro animal, mais também não se limita à imediaticidade, ultrapassa limites, e isso é intencional e não natural. Pois se fosse natural seríamos como os animais. O homem tem ações diferenciadas que é o que diferencia do animal. E isso não é natural pois o homem transformou sua realidade devido nos obstáculos impostos pela natureza. Temos a tendência de acharmos que tudo é natural, o homem muda conforme suas necessidades, já houve uma época em que nem se pensava em criar escolas. A história nos ajuda a entender como povos eram, como viviam, qual era o entendimento deles sobre a realidade, e como está a evolução até hoje. As diferenças são grandes, houve tempo em que se pensavam que o sol e a lua eram Deuses.
Estamos em processo de transição, a escola é também um fato histórico, nada do que vemos hoje é natural , o ser natural é tudo que nasce e existe, e o cultural é a construção humana, ou seja, o homem não tem nada natural pois sua vida está em constante mutação.
Atividades da Aula 01
A Importância da história
O que seria de todos nós sem a história dos que vieram antes? Das roupas, dos costumes, dos hábitos , dos limites, enfim do modo de vida. Por exemplo: houve época em que nãose pensavam em criar escola, até pessoas importantes como a sociedade feudal era toda analfabeta, negros não podiam viver em sociedade, não podiam estudar...hoje quantos são representantes de estados, fizeram e fazem história como qualquer outra pessoa.
A história nos ajuda a compreender o passado e a julgá-lo se foi bom ou ruim, ajudam a consertar velhos hábitos, a entender as mudanças, e como a vida do ser humano e da natureza e de tudo que no cercam está em constante mutação, tecnologias super avançadas como internet, televisão. Aprendemos não só dentro de salas de aula a nossa história, mais no próprio dia-a-dia.
Não podemos julgar o passado se era certo ou errado, pois era o modo de vida que eles conheciam, assim como não podemos saber se estamos certos. Só estamos nessas condições agora por causa da evolução que é inevitável.
Aula 02
Relatório 11/05/09
A Educação Na Comunidade Primitiva e Sociedade Escravista
O professor interativo Ricardo Leite iniciou a aula falando do raciocínio analítico das comunidades da espontânea – Aprendia-se pela vivência sem instituição formal que aprendemos dentro de casa , e da Integral – Incorporava-se o que era importante para a comunidade, importante para o grupo social. Falou do surgimento das classes sociais, que ocorreram no Egito, Mesopotâmia, Índia, China, Grécia etc., O surgimento do Estado cria a necessidade de uma classe especial de funcionários para exercer funções administrativas e legais. As técnicas, tecnologia, disse conhecimento é algo não conhecemos e que passamos a conhecer. Mostrou um vídeofalando do trabalho de um professor da evolução da aprendizagem, mostrando que não é preciso evoluir só as máquinas, mais evoluir a si próprio.
O professor falou de sociedades organizadas de caráter trivial, com grande desenvolvimento da agricultura que se localizavam em planícies sulcadas por muitos. O desenvolvimento, o processo civilizatório começou na Mesopotâmia, explicou falou sobre duas grandes sociedades, A Grécia e a Roma que tiveram grande importância nesse processo civilizatório. Os períodos que vieram das sociedades o período pré-homérico que foi a transição para as sociedades e classes o período Homérico Tempo de transição para a sociedade de classes, o enriquecimento dos senhores faz surgir a aristocracia, proprietária de terras esse período foi uma fase crucial pra o desenvolvimento de hoje foi a libertação do trabalhador a educação dessa época era voltada para ação, para a bravura moderada pela reverência. As obras demonstravam a sociedade divididas em reino governadas por guerreiros. O jovem guerreiro era treinado para competições, jogos e para música.
Quando aconteceu também o período arcaico, foi uma transição de período clássico novos proprietários de terras estabeleceram as bases da sociedade grega clássica o surgimento de cidades-estados, independentes entre si, as mais desenvolvidas foram Atenas e Esparta, pelo desenvolvimento do comércio da escrita, pelo advento da moeda da filosofia que houve na Grécia uma ruptura com deuses, o homem procurava a causa primeira de fenômenos e o acesso dos comerciantes a política. O Ideal pedagógico em Esparta era de conteúdo físico, voltada para a perfeição física e a coragem, em Atenas a educação era voltada para a formação do cidadão, cumpridor de deveres públicos exigidos pelos estados. O Jovem fazia juramento de fidelidade ao estado, existia as sete artes liberais que era assim constituída: a Trivium – Gramática, Retórica e Dialética e a Quadrivium – Aritmética, Geometria, Música e Astronomia.
O período Clássico foi o apogeu o auge da civilização grega que foi a explosão da arte, da cultura, literatura e filosofia. A hegemonia entre e imperialismo entre as duas maiores cidades Atenas e Esparta. Ouve Perturbação políticas crises e guerras. Todas as sociedades passaram por decadência.
Em Atenas e educação era assim: Escola elementar e palestra até os 14 anos ginásio até os 16 anos, após os 18 anos o jovem ia para a efebia – instituição de aperfeiçoamento cívico e militar do Estado. dos 20
...