TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A República Portuguesa, é um país soberano unitário localizado no Sudoeste da Europa

Por:   •  6/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.047 Palavras (21 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2]

Universidad Nacional de Córdoba

Facultad de Lenguas

CULTURA II

REGIOES DE PORTUGAL: “Lisboa e vale do Tejo”

Trabalho Prático n°: 2

Professora:Ma. Lucia Segabinazi Dumas

Alunas:

  • De melo Maciel ,Giselda
  • Petanas, Dafne
  • Muñoz, Maria Belén

Comissão:Única- Português

Lugar e data:Facultad de Lenguas- UNC - 13/09/2016

Apresentação

Para começar com o desenvolvimento do presente trabalho faremos uma breve descrição dos principais traços característicos de Portugal e sua divisão regional, para logo nos adentrar em sua capital “Lisboa”, sem dúvida uma cidade vibrante e cosmopolita que constitui o nosso principal objeto de estúdio.

A República Portuguesa, é um país soberanounitário localizado no Sudoeste da Europa. Seu território situa-se na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte, e tem uma área total de 92 090 km²,sendo delimitado a norte e leste por Espanha e a sul e oeste pelo oceano Atlântico, compreendendo uma parte continental e duas regiões autónomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Portugal, cujo nome provém da sua segunda maior cidade, Porto, antigamente “Portus-Cale”(de origem latino-celta), é uma das nações mais antigas deste continenteoferecendo uma ampla diversidade de tradições e um forte orgulho no passado marítimo.

No que respeita a sua a regionalização, a mesma foi prevista na constituição da República Portuguesa, desde 1976, após a revolução de 25 de Abril de 1974. Porém, esta reforma tem vindo a ser sucessivamente adiada, pelos vários governos de diferentes cores políticas que se sucederam.

A partir de meados da década de 1990, a discussão em torno da Regionalização em Portugal intensificou-se, tendo-se chegado à conclusão que era necessário e urgente pôr em marcha o processo de Regionalização de Portugal Continental.

Em 1997, são apresentados dois mapas para a divisão regional e ao longo dos último anos, os governos têm vindo a implementar uma reorganização territorial de acordo com um mapa de 5 regiões. Mas também vale ressaltar que existe a a chamada proposta das 7 Regiões, que gera hoje em dia um debate em torno destas duas propostas de Regionalização para Portugal Continental.

Atualmente sua morfologia oficial compreende 5 Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, composta da seguintemaneira:

  • Alentejo
  • Algarve
  • Centro
  • Lisboa e Vale do Tejo
  • Norte

Alem desses contínuos debates em torno a sua regionalização, e apesar da sua pequena dimensão,Portugal é um país sumamente desenvolvido, que possui um índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito elevado, sendo classificado na 19.ª posição em qualidade de vida, poisé uma das nações mais globalizadas e pacíficas do mundo tendo a estrutura da economia baseada nos serviços como energia, transporte, comunicações e principalmente do setorindustrial, graças a seu passado predominantemente agrícola, e devido a todo o desenvolvimento que o país registrou nos últimos anos favorecido pelo clima, relevo e solos e as diversidades geográficas que moldam a flora portuguesa, alem de ser abençoada por uma enorme variedade de paisagens, desde montanhas verdejantes e planícies douradas a belos vales fluviais e quilômetros de praias banhadas pelo sol e pelo Atlântico.

Atualmente Portugal émembro da Organização das Nações Unidas (ONU), da União Européia , da Organização do Tratado do Atlântico Norte, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e daComunidade dos Países de Língua Portuguesa e também participa em diversas missões de manutenção de paz das Nações Unidas contando com uma cultura, influenciada por várias civilizações que cruzaram o Mediterrâneo e ocontinente europeu, e foram introduzidos quando a nação desempenhou um papel ativo durante a Era dos Descobrimentos.

Lisboae Valle do Tejo

Atualidade e contexto histórico

Lisboa, capital de Portugal, situa-se na margem direita do rio Tejo, no centro de Portugal. Lisboa é a cidade mais ocidental na Europa continental e fica a cerca de 300km do Algarve e a aproximadamente 400km da fronteira norte com a Espanha.        

Tem uma área de 84 km2, 53 freguesias e uma população de quase 550 mil habitantes, sendo a mais populosa do país, seguida pela cidade do Porto. A zona conhecida como Grande Lisboa (que inclui Lisboa e as zonas circundantes) concentra uma densidade populacional de 3 milhões de habitantes.                                                                                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (391 Kb)   docx (178.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com