ANÁLISE DE DRENAGEM URBANA NO BAIRRO DE NAZARÉ: MICRO BACIA DO RIO MURUCUPI EM BARCARENA-PA
Por: Nilza Maia • 21/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.342 Palavras (6 Páginas) • 717 Visualizações
ANÁLISE DE DRENAGEM URBANA NO BAIRRO DE NAZARÉ: MICRO BACIA DO RIO MURUCUPI EM BARCARENA-PA
Nilza Danielle Maia Martins Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental
Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/Pará.
E-mail: Nilza_danielle@hotmail.com
RESUMO
O presente trabalho buscou abordar sobre o saneamento básico e drenagem urbana da área de estudo, que neste caso foi o bairro de Nazaré localizado na cidade de Barcarena-Pa, identificando assim, a sua bacia (ou sub-bacia) abordando aspecto físicos e socioeconômico, fazendo uma descrição sucinta dos principais problemas encontrados incluindo a teoria vista em sala de aula, e identificando os dispositivos, quando necessário (e/ou se houver) e com isso buscando melhorias na rede de drenagem para que possa ser mais eficiente para vir a atender a população.
Vale ressaltar que essa bacia é a mais próxima do Bairro em estudo.
Palavras-chave: Saneamento Básico. Aspecto Físicos e Socioeconômico.
1 INTRODUÇÃO
O município de Barcarena vem abrigando quase todas as indústrias de transformação integrantes da cadeia produtiva do alumínio, sendo por isso o município com o maior crescimento econômico do estado do Pará. Neste pólo industrial existe a atuação de algumas empresas como o complexo Albrás/Alunorte, que hoje é conhecida como Hydro Alunorte já que a Hydro é a principal acionista da empresa, tendo 51% das ações desta joint venture, que também tem como acionista a NAAC – Nippon Amazon Aluminium Co. Ltda, formada por um consórcio de empresas japonesas, entre trading companies, consumidoras e produtoras de alumínio e a Imerys. Juntas, essas empresas instaladas no município a partir das décadas de 1980 e 1990, desenvolvem atividades de transformação mineral e introduziram uma nova dinâmica socioespacial no contexto local e regional, ao gerarem intensas modificações de ordem econômica, social, política e ambiental.
A falta de fiscalização e controle tem permitido, às empresas instaladas, certa liberdade e despreocupação com os efeitos ambientais em relação com seus efluentes, rejeitos e resíduos gerados nos diferentes processos produtivos. As empresas que formam o pólo industrial do município de Barcarena são consideradas, do ponto de vista ambiental, de um efetivo poder poluidor pela sua geração de efluentes gasosos, líquidos, esgoto sanitário e resíduos sólidos industriais.
Sendo assim, essas modificações atingiram também a rede de drenagem da bacia hidrográfica do rio Murucupi. Esta apresenta uma área de 30 km² e envolve em seu âmago parte da empresa Alunorte e de seu depósito de rejeito sólido (DRS), bem como áreas ocupadas por comunidades tradicionais e rurais e espaços de ocupação urbana, que são planejados ou espontâneos.
Está sendo implantado em Barcarena um sistema de abastecimento de água. A concessionária dos serviços de água e esgoto, Águas de São Francisco, empresa do grupo Aegea Saneamento prestará os serviços de saneamento de Barcarena pelo período de 30 anos em regime de concessão.
2 OBJETIVO
Levantamento sobre a questão do saneamento básico e drenagem urbana, descrição da área de estudo, problemas de drenagem identificados e uma conclusão sobre os estudos realizados nesta área.
3- METODOLOGIA
Para a realização deste trabalho foram produzidos dados a partir de levantamento bibliográfico sobre o rio murucupi e pesquisa de campo referente à temática proposta. Vale lembrar que está pesquisa é parte da minha avalição da disciplina de Drenagem Urbana.
3.1 LOCALIZAÇÃO DA BACIA DO RIO MUCURUPI
Área de estudo ocupa uma área aproximada de 400km² e está situada na porção oeste do município de Barcarena (Figura 01). Barcarena pertence a mesorregião metropolitana de Belém estado do Pará, tem uma área de 1.316,2 Km² (incluindo todas as ilhas) e pertence à zona UTM número 22 no quadrante formado pelos pontos: E732000 N9783574 e E772000 e N9835925. A micro bacia do rio Murucupi é um tributário do furo do Arrozal, constituinte da bacia hidrográfica dos rios Tocantins e Araguaia. Estende-se desde a área correspondente ao distrito industrial Albrás/Alunorte, passando pela área da Vila dos Cabanos, bairro do Laranjal, São Lourenço, Boa Vista desembocando até o furo do Arrozal.
3.2 LOCALIZAÇÃO DO BAIRRO EM ESTUDO
O Bairro estudado foi o bairro de Nazaré (Imagem 1), cercado pelo Rio Mucuruçá e pelo Igarapé Tapuá e está em constante fase de crescimento. Não foi possível saber o número exato de habitantes deste bairro. Porém, devido à grande expansão, esse bairro enfrentou e vem enfrentando problemas físicos e socioeconômico.
O problema de alagamentos em parte do bairro é um aspecto preocupante, devido ao maré alta na parte baixa da área de estudo. Moradores próximos a essa área têm enfrentado sérios problemas, como tendo suas casas invadidas por excesso de água que podem trazer vetores e com isso gerar doenças de veiculação hídrica.
Figura 1: Localização da Bacia do Murucupi
Imagem 1: Localização do Bairro de Estudo
...