A Revolução Industrial
Por: lobato123 • 11/7/2015 • Trabalho acadêmico • 949 Palavras (4 Páginas) • 159 Visualizações
JACKELINE BATISTA SOARES DA SILVA
JANETE MARIA OLIVEIRA NUNES
LIURIELI ABREU CARIPUNA
LIVIA GOMES DAMASCENO
LYND ANDERSON DA SILVA BRITO
VANESSA ZOILA DA SILVA LOBATO
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
JACKELINE BATISTA SOARES DA SILVA
JANETE MARIA OLIVEIRA NUNES
LIURIELI ABREU CARIPUNA
LIVIA GOMES DAMASCENO
LYND ANDERSON DA SILVA BRITO
VANESSA ZOILA DA SILVA LOBATO
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
[pic 1]
sumário[pic 2]
1 INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA
2 PROBLEMÁTICA
3 CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
5 METODOLOGIA
6 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
7 CRONOGRAMA ORCAMENTÁRIO
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA
A Revolução Industrial foi o marco inicial para o agravamento dos acidentes de trabalho, pois com o surgimento das máquinas os empregados eram submetidos a condições de trabalho inadequadas, trabalhando 12 horas por dia sem orientação sobre os riscos de acidentes existentes, onde as máquinas não tinham quaisquer proteções.
O incremento da produção em serie deixou à mostra a fragilidade do homem na competição desleal com a máquina. Ao lado dos lucros crescentes e da expansão capitalista aumentavam paradoxalmente a miséria, o número de doentes e mutilados, de órfãos e viúvas, nos ambientes de trabalho.
Saúde e segurança do trabalho é um estudo que consiste em melhorar a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores, em prol de minimizar os riscos em que estes estão expostos no seu dia a dia em suas atividades exercidas. Falar sobre este assunto nos remete que existem muitos riscos e dificuldades para os trabalhadores em suas maratonas cotidianas, pois em diversos locais de trabalhos, há ambientes em condições favoráveis a acidentes eminentes, e também proporcionais ao cargo exercido. Com isso é necessário existir esta preocupação com quem está correndo esses riscos de acidentes no trabalho.
Nos locais de trabalho existem inúmeras situações de riscos possíveis de provocar acidentes de trabalho. Logo, a análise de fatores de risco em todas as tarefas e nas operações do processo é fundamental para a prevenção.
2 PROBLEMÁTICA
A problematização da pesquisa paira basicamente na discussão das medidas e ferramentas preventivas, necessária para saúde e segurança dos trabalhadores numa organização. Equiparadas com as NR’s (Normas Regulamentadoras) e as NBR’s (Normas Brasileiras Regulamentadoras). Sabe-se hoje, que Saúde e Segurança são imprescindíveis quando o propósito é manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Tais questões estão diretamente ligadas à valorização do elemento humano como primordial para o sucesso de qualquer organização, e o que justifica é o estabelecimento da Saúde e Segurança no Trabalho nas ações de todos os colaboradores em todos os níveis hierárquicos da organização.
3 CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO
O projeto será realizado em grupo com utilização de ferramentas e coleta de dados bibliográficos para o desenvolvimento do tema a ser abordado.
A instituição onde realizou-se a pesquisa bibliográfica foi a biblioteca Renilde Mendes Éleres, da Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA, localizada na Av. Gentil Bittencourt 1144, Bairro Nazaré.
A pesquisa de campo, será realizada na empresa Agropalma S/A, que produz azeite de dendê e está localizada na Rod. PA 150, zona rural de Tailândia, no Estado do Pará.
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
O objetivo é verificar na Empresa Agropalma S/A a utilização dos métodos e ferramentas de proteção individual e coletiva utilizados pelos trabalhadores percebendo se estão de acordo com NR’s e NBR’s que regulamentam a Saúde e Segurança do Trabalho.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Contextualizar historicamente a Segurança do Trabalho no Brasil;
- Apresentar os principais conceitos sobre Segurança do Trabalho;
- Mostrar a importância das empresas investirem na segurança de seus empregados;
- Refletir sobre as condições de Segurança do Trabalho na Empresa Agropalma S/A.
5 METODOLOGIA
A pesquisa será norteada pela utilização do método dedutivo partindo de uma análise de forma geral para uma mais detalhada. O estudo baseia-se em pesquisas bibliográficas, que tem por finalidade aprofundar os conhecimentos a respeito de saúde e segurança no trabalho.
Segundo Almeida (2007, p.72) “é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral”. Portanto a pesquisa bibliográfica caracteriza-se por fundamentar e fornecer conhecimento sobre o assunto.
Partindo para um aprofudamento específico a ser realizado através da pesquisa de campo na Empresa Agropalma S/A.
6 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
O projeto de pesquisa foi construído e executado no período de abril a dezembro de 2015. Conforme descrição a seguir:
...