A Robótica Industrial
Por: Pâmela Gomes • 18/6/2017 • Trabalho acadêmico • 5.064 Palavras (21 Páginas) • 230 Visualizações
CENTRO PAULA SOUZA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE FRANCA
“Dr. THOMAZ NOVELINO”
A ROBÓTICA E SEUS PARÂMETROS
Aline Arlete Carreira
LORRANE MARIA DA SILVA
PÂMELA GOMES DA SILVA
FRANCA-SP
2016
A ROBÓTICA E SEUS PARÂMETROS
[pic 1]
CURSO: GESTÂO DA PRODUÇÂO INDUTRIAL
DISPCIPLINA: AUTOMAÇÂO INDUSTRIAL
Relatório de Pesquisa de Projeto Integrador apresentado à Faculdade de Tecnologia de Franca - “Dr. Thomaz Novelino”, como parte dos requisitos obrigatórios para obtenção do título de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
ORIENTADOR: Profa. Dra.Carlos Eduardo F. Roland
FRANCA/SP
2016
RESUMO
O projeto de pesquisa tem como objetivo tratar sobre a evolução, transformação e crescimento do setor de automaçâo industrial. Estudos mostram que este mercado se amplifica cada vez mais em vários lugares. Realizou-se uma pesquisa sobre todo este gigantesco mundo . A metodologia utilizada para atingir os objetivos propostos do projeto foi pesquisa da literatura por meio da internet, livros, artigos, etc.
Palavras-chave: robôs, robótica, robótica industrial.
[pic 2]
ABSTRACT
The research project aims at treating about evolution, transformation and growth of the industrial automation sector. Studies show that this market is increasingly amplified in several places. We conducted a survey of all this gigantic world. The methodology used to achieve the goals of the project was research literature through the internet, books, articles, etc.
Keywords: robots, robotics, industrial robotics.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO …………………………………………………………. 6[pic 3]
1 ROBÔ …………………………………………………………………… 7[pic 4]
1.1Origem dos robôs ……………………………………………………… 7
1.2 Classificaçâo dos Robôs ………………………………………………. 8
1.3 Gerações dos Robôs ………………………………………………….. 8
2. ROBÓTICA …………………………………………………………….. 9
2.1 Robótica Industrial …………………………………………………….. 9
2.2 Componentes de Controle ………… …………………………………… 9
2.2.1 Sensores …………………………...……………………………………. 9
2.2.1 Atuadores ………………………………………………………….. 10
2.2.2 Unidade de Controle ……………………………………………….. 11
2.7 Capacidade dos robôs na indústria ………………………………………….. 12
2.8 A era das fabricas inteligentes ……………………………………………….. 13
2.9 Tecnologia nas empresas …………………………………………………….. 14
3. AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E ROBÓTICA …………………………… 15
3.1 Processos da Indústria ………………………………………………. 16
CONCLUSÃO…………………………………………………………. 18
REFERÊNCIAS ……………………………………………………… 19
INTRODUÇÃO[pic 5]
Este trabalho tem como objetivo mostrar a evolução do setor de robótica industrial, suas origens e aplicações no mercado, desde o início, até os dias atuais. O projeto tratará sobre o desenvolvimento estrutural, tecnológico, materiais utilizados, inovações, mercado e exportação. Visa apresentar de maneira sucinta o desenvolvimento da robótica e os conceitos envolvidos com automação de processos produtivos industriais. Nota-se que atualmente este ramo está se expandindo em razão da alta tecnologia de inteligência artificial e ressaltando entretanto que há alguns ramos da robótica que geram impacto social positivo. O projeto foi realizado através de pesquisas feitas pela internet e livros.
JUSTIFICATIVA
A ideia de abordar este assunto tem razão a expansão desta área e toda sua força no Brasil e no mundo, com a necessidade de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos. Devido aos inúmeros recursos que os sistemas de microcomputadores nos oferece, a robótica atravessa uma época de contínuo crescimento que permitirá, em um curto espaço de tempo, o desenvolvimento de robôs inteligentes fazendo assim a ficção do homem antigo se tornar a realidade do homem atual.
Este projeto é importante não só pelo conhecimento, mas sim, pelas possibilidades de investimento e estudo deste grande setor.
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é mostrar a transformação e expansão do setor de robotica industrial no Brasil e no mundo.
1 ROBÔ[pic 6]
1.1 Origem dos robôs
Existe uma relação de forma abrangente envolvendo a história da robotica e a indústria, começando no cenario de 1922 onde Karel Capek introduziu a palavra “rabota” (serviço compulsório, atividade forçada). Diversos filmes de ficção cientifica mostraram robôs produzidos com o comportamento e a forma humana, levando muitos jovens a pesquisar e desenvolver robôs para o mundo real. Com o surgimento dos computadores na metade do século, iniciaram-se especulações em termos da capacidade de um robô pensar e agir como um ser humano. No entanto, os robôs foram, neste período, criados especialmente para executarem tarefas difíceis, perigosas e impossíveis para um ser humano. Por outro lado, eles não eram projetados com a capacidade de criar ou executar processos que não lhes foram ensinados ou programados. Sendo assim, foram as indústrias que mais se beneficiaram com o desenvolvimento da robótica, aumentando a produção e eliminando tarefas perigosas, antes executadas por seres humanos. Em 1946 George Devol desenvolveu um tratamento magnetico, onde Eckert e Mauchley a partir disso construiu o computador ENIAC que possibilitou mais tarde em 1954 George desenvolver o primeiro robô programável. Em 1962 GM instala o primeiro robô indutrial Unimation. Já em 1968 construido o robô inteligente Shakey. Em 1972 IBM desenvolveu um robô de coordenadas retângulares para uso interno e possivelmente vendas. O modelo T3 da Cincinnati Milacron tornou-se popular no ambiente industrial isso em 1973. Sendo que em 1978 o primeiro robô PUMA foi enviado para GM, que em 1982 tanto a GM e a Fanuc assinaram um acordo para construção de robôs GMFanuc. Westinghouse comprou Unimation, que posteriormente foi vendido para Staubli da Suíça.
...