A Segurança no Trabalho
Por: Coruja Bieber • 18/4/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 572 Palavras (3 Páginas) • 111 Visualizações
SEGURANÇA NO TRABALHO
Acidentes de trabalho: Ocorre no trabalho, gerando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução permanente ou temporária da mestria para o trabalho. Lesão corporal é o fruto de qualquer agressão. Perturbação funcional é a perda da ação de qualquer parte do corpo, órgão ou sentido.
Agentes agressores à saúde: Agentes químicos: decorrentes do processo de matérias-primas, como: poeiras, gases e vapores. Agentes físicos: decorrentes de equipamentos produtivos, como: ruídos, temperaturas extremas e radiações. Agentes biológicos: oriundos da transformação e modificação de seres vivos microscópicos, como: bactérias, fungos, vírus, etc.
Equipamentos de proteção individual e coletiva: EPI: protetores auriculares para a proteção auditiva; máscaras para a proteção respiratória; viseiras para a proteção visual; capacetes para a proteção da cabeça; luvas para a proteção das mãos; botinas para a proteção dos pés; cintos de segurança para a proteção contra quedas. EPC: são equipamentos utilizados para a segurança coletiva, quando realizam certa atividade. Esses equipamentos não são necessariamente de proteção de um grupo, muitas vezes, são de uso coletivo, como: placas sinalizadoras, avisos, sensores de máquinas, corrimão, etc.
Normas básicas de segurança: Conjunto de requisitos e métodos para segurança e medicina no trabalho, prática obrigatória para as empresas e órgãos do governo que possuam empregados regidos pela CLT. Como por exemplo: uso do guarda-pó; uso de sapato fechado.
Orientações de prevenção de acidentes: Sinalização e placas de aviso; organização do ambiente; participar dos treinamentos oferecidos pela empresa; cumprir as normas de segurança adotadas pela empresa; usar equipamentos de segurança.
Mapa de riscos: Evita a ocorrência de acidentes e garante a segurança da equipe durante a prática do trabalho diário.
Inspeções de segurança: Tem o objetivo de detectar as possíveis causas que possam gerar a caso de acidentes, buscam tomar medidas que eliminem os riscos de acidentes de trabalho. Desta forma, as inspeções são feitas em busca de: métodos de trabalhos inadequados; riscos ambientais.
Sinalizações de segurança: Serve para prevenção de acidentes:
Cor Vermelha: identifica equipamentos de combate a incêndio e portas de emergência;
Cor Amarela: indica cuidado. Usada em: corrimões, parapeitos, pisos e portas de elevadores;
Cor Branca: usada em: faixas de segurança, setas de sinalização e circulação, etc;
Cor Preta: identifica coletores de resíduos, exceto os de serviços de saúde;
Cor Azul: utilizada para indicar uma ação obrigatória, como determinar o uso de EPI;
Cor Verde: indica segurança. Identificando a localização de caixas de primeiros socorros, etc;
Cor Laranja: indica perigo. Usada em: partes móveis e perigosas de máquinas;
Cor Púrpura: indica os perigos das radiações eletromagnéticas.
...