A Sistemas de Imformação
Por: bjebhjs • 1/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.094 Palavras (5 Páginas) • 92 Visualizações
METODOLOGIA BPM
1) O que é processo de negócio?
É a sequência específica das atividades de trabalho, com começo e fim, com entrada e saída, que identifica uma estruturação (DAVENPORT, 1994)
Um conjunto de atividades realizadas numa sequência ordenada com o objetivo de produzir um bem ou um serviço de valor para um grupo específico de clientes (HAMMER e CHAMPY, 1994).
É um conjunto de recursos (homens, equipamentos, materiais, métodos, informações e ambientes) estruturados ao longo de etapas bem definidas. Esses recursos desempenham tarefas específicas e contribuem para a produção de bens e serviços (PALADINI, 1995).
processos de negócio diz respeito a um conjunto de tarefas necessárias para entregar valor.
Representa a operação do negócio para atender seus objetivos estratégicos. Serve-se de pessoas, procedimentos e informações para desenvolver as atividades. A cada atividade, existe uma transformação, pois, a cada passo do processo, é agregado valor para entregar um produto final ao solicitante.
2) Para as organizações, valor significa:
Rapidez: prazo de entrega;
Qualidade: diminuição de desperdícios, defeitos e retrabalho;
Custo: trabalho com recursos necessários para evitar altos custos na execução das tarefas;
Quantidade/Volume: entrega do número de produto ou de serviço esperado pelo cliente.
3) Quais são as características dos processos?
- Interfuncionalidade: Embora existam alguns processos que são realizados inteiramente numa unidade funcional, a maioria deles atravessa as fronteiras funcionais.
- Sempre tem um cliente: o propósito é entregar um resultado a um cliente ou ao usuário final.
- Adota um conceito de hierarquia de processos e um detalhamento em níveis sucessivos. Assim, eles podem estar subdivididos em subprocessos ou agrupados em macroprocessos. Por exemplo: no macroprocesso de produção de produtos, podemos ter os subprocessos de “compras de matérias primas”, “processo de fabricação de produto”, “processo de distribuição de produto” e “processo de comercialização do produto”.
4) Por que os processos são importantes?
- O gerenciamento dos processos garante rapidez e eficiência nas áreas-chave da empresa. As empresas japonesas são um exemplo, pois desenvolveram as áreas de produtos, logística, vendas e comercialização.
- Os processos são importantes para analisar adequadamente os processos administrativos e gerenciais. Os processos de recrutamento de pessoal, compras, alocação de recursos e avaliação de resultados são exemplos disso.
- Os processos ajudam a padronizar as tarefas.
- Auxiliam na organização e na identificação das competências necessárias.
- Com os processos, é possível visualizar a organização em função do valor entre para o cliente. Portanto, implica definir responsabilidades pelo andamento do processo, minimizar as transferências, maximizar o agrupamento de atividades e diminuir o gasto de energia.
- Surge o conceito de “dono do processo” que se encarrega do andamento, do funcionamento e do aperfeiçoamento do processo.
[pic 1]
4) Análise estratégica:
Na análise estratégica, identificam-se as questões estratégicas que afetaram os diversos processos de negócio. O processo que for afetado com mais questões estratégicas será determinado como crítico. Portanto, será um dos primeiros a ser levantado, analisado e redesenhado. Após a escolha, os processos de negócios que serão redesenhados são encapsulados em sistemas de informação. Esse processo de análise é feito por meio da BPM – Business Processes Management, uma metodologia amplamente utilizada e que auxilia desde o entendimento organizacional até a modelagem do processo em sistemas de informação.
5) O que é BPM?
A Business Process Management (BPM) consiste em uma metodologia de gestão para gerenciamento de processos que pode ser auxiliada por ferramentas tecnológicas. Por meio dela, são utilizadas técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos que envolvem recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.
A BPM ajuda as empresas a identificarem a importância estratégica de seus processos e a tirarem vantagens competitivas disso. Serve também para proporcionar ao gestor uma maior facilidade de encontrar oportunidades de melhoria para o serviço prestado ao cliente por meio de indicadores de resultados.
O BPM controla processos por meio de uma série de índices de avaliação de processos. Um exemplo é a avaliação do tempo de execução do processo, das melhorias de desempenho e do acompanhamento do processo corrente. Esses índices devem ser voltados às necessidades referentes aos processos da empresa especificamente.
A BPM pode gerar melhorias em termos de rapidez em que o processo é realizado, de eficácia, de qualidade e de custo. Vale salientar que essa metodologia passa por três etapas:
1) mapeamento dos processos;
2) desenho dos processos;
3) modelagem dos processos de negócio.
...