A Sociologia Compreensiva
Por: Flamaria • 2/7/2018 • Trabalho acadêmico • 1.827 Palavras (8 Páginas) • 297 Visualizações
REFERÊNCIA
Freund, Julien, 1921- Sociologia de Max Weber/Julien Freund; tradução de Luis Claudio de Castro e Costa; revisão de Paulo Guimarães do Couto.- 5.ed.- Rio de janeiro: Forense universitária, 2003.
A Sociologia compreensiva
"A definição que comumente se da da Sociologia é a seguinte: é a ciência dos fatos sociais.As dificuldades começam e as divergências e confusões se produzem quando se trata de precisar a noção de fato social." (p.67)
"Encontramos no centro de sua sociologia a noção de atividade social (soziales Handeln), não avaliar ou apreciar as estruturas no sentido em que podem ser boas ou más, oportunas ou inoportunas, porem para compreender o mais objetivamente possível como os homens avaliam e apreciam, utilizam, criam e destroem as diversas relações sociais." (p. 68)
"Em momento algum rejeita ele a concepção geral que se tem da sociologia, a saber, que se trata de uma disciplina cujo objetivo é elaborar relações gerais e fornecer um saber nomológico." (p.69)
"[...]quando Weber emprega a denominação de sociologia compreensiva, não tem absolutamente a intenção de privilegiar a compreensão relativamente à explicação, nem tao pouco de condenar as outras orientações das sociologia, mas pretende apenas marcar suas insuficiências, por vezes deliberadas, e acentuar a estreiteza de certos pontos de vista. Ela é compreensiva no sentido em que abre novas perspectivas à sociologia tradicional." (p.69-70)
"Respeitando a autonomia de cada ciência, cada qual explorando um setor determinado da realidade em virtude de um ponto de vista especifico, Weber insiste na interação inevitável entre todas as disciplinas. [...] A sociedade não é um essencial em si mesma, mas se constitui de toda especie de redes de relações, de intercâmbios e de conflitos provenientes das diversas orientações da atividade humana: a politica, a economia, a religião, o direito, a arte, etc." ( p.70-71)
"[...] a sociologia política e econômica não formam disciplinas autônomas, mas correspondem somente a divisão do trabalho sociológico segundo dirija este sua atenção a aspectos diferentes da realidade social." (p.71)
A compreensão
" Diferentemente da explicação puramente naturalista, o objetivo peculiar à compreensão é sempre captar o sentido de uma atividade ou ou de uma relação." (p.72)
" [...] compreensão atual ou imediata e a compreensão explicativa. Compreendemos da primeira maneira o sentido de uma multiplicação que efetuamos ou de uma pagina que lemos, [...] A segunda forma e indireta, porque faz intervirem os motivos dos atos na captação do sentido." (p.73)
" Cada uma destas duas especies de compreensão pode ser racional ou irracional. [...] quaisquer que sejam essas diversas formas da compreensão, caracterizam-se todas por uma evidencia que se nos impõe fora de qualquer investigação cientifica. Compreender, pode-se dizer, é captar a evidencia ao sentido de uma atividade." (p.73-74)
" Uma coisa é certa: a captação do sentido, subjetivamente visado no curso de uma atividade, se faz mais facilmente com base na compreensão e especialmente na revivescência por intropatia." (p.75)
"Sao racionalmente evidentes, na esfera da atividade, todas as relações significativas que se deixam compreender de maneira claramente intelectual. Entretanto, esta evidencia racional só é cientificamente cálida se sua exatidão puder ser controlada pelas vias comuns do trabalho cientifico." (p.76)
"A seu ver a compreensão não passa de meio auxiliar que torna mais fácil a descoberta do sentido, porem ela espera ser confirmada pela imputação causal ou pela observação estatística. E apenas sob essa condição que a sociologia compreensiva pode estabelecer regras gerais." (p.76)
"A combinação entre a explicação e a compreensão da por sua vez um sentido a imputação causal: torna-se causalidade significativa ( sinnhafte Kausalität), o que vale dizer que as relações causais ( Kausalzusammenhänge) se tornam por isso mesmo relações significativas." (p.77)
A atividade social e seus diversos tipos
"O segundo problema mencionado diz respeito à possibilidade de captar com a maior evidencia possível o sentido de uma atividade social. Que vem a ser a atividade (Handeln) em geral e a atividade social em particular? (p.77)
"[...] a atividade social pode-se orientar de acordo com um comportamento passado, presente ou previsível de outrem [...] é preciso entender uma ou varias pessoas isoladas, ou então uma multidão indeterminada." (p.78)
"Evidentemente, na realidade, as transições entre a imitação, que é simples reação de gesto, e a que comporta uma relatividade significativa são muitas vezes vagas; em geral, a distinção só pode fazer encarando-se cada caso particular. Pode-se dizer o mesmo de certos comportamentos isolados, mas influenciados pela massa." (p.78-79)
" [...] seu proposito não e substituir a sociologia existente nem ultrapassa-la, mas sim completa-la e aprofundar aspectos ate então deixados a margem." (p.79)
"[...] o comportamento tradicional. Situa-se no limite da explicação pela sociologia puramente causal e pela sociologia compreensiva, porque consiste muitas vezes em uma conduta maquinal, por obediência inconsciente ao costume e porque comporta por isso elementos não-compreensíveis." (p.79)
"[...] para Weber este comportamento é um tipo ideal que serve para determinar se uma atividade concreta se aproxima ( ate que ponto) do tipo puro da atividade tradicional, ou se dele se afasta para se aproximar ora de uma atividade simultânea apoiada na explicação unicamente causal, ora, ao contrario, de uma atividade racional significativa." (p.80)
"É, pois, como tipo ideal da atividade social mais evidente racionalmente, que o comportamento racional por finalidade desempenha o papel mais importante, quer o agente construa de maneira de tipo ideal a relação de meio e fim e o curso provável dos acontecimentos segundo o sentido a que ele visa subjetivamente, quer o sábio elabore tal construção a fim de precisar o sentido visado realmente pelo agente ou pelos agentes, para medir a distancia entre seu comportamento real e concreto e suas intenções iniciais."(p. 81)
"[...] o tipo ideal elabora um curso ideal fundamentando-se na categoria de possibilidade objetiva, com vistas a efetuar a imputação causal mais correta possível."(p.82)
"[...] como a construção objetivamente
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