A TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
Por: Giselle Felipe • 7/11/2017 • Trabalho acadêmico • 6.856 Palavras (28 Páginas) • 269 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
DESAFIO PROFISSIONAL
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
MARIA DAS GRAÇAS FELIPE SCHREDER
RA: 3376566349
Tutora: Ariadne de Ataides Raquel
POLO PRESENCIAL DE TELÊMACO BORBA – PR
25 de Maio de 2017
Índice de ilustrações
Figura 1 - Mapa geográfico de Telêmaco Borba ................................................................5
Figura 2 - População Residente de Telêmaco Borba .........................................................7
Figura 3 - Sistema Isolado ................................................................................................15
Figura 4 - Sistema Híbrido ................................................................................................16
Figura 5 - Sistema de injeção na rede.............................................................................. 16
Índice de tabelas
Tabela 1 - Etnias x Percentual ..................................................................................................7
Tabela 2 - Estados x Potencial energético ..............................................................................13
Tabela 3 - Planejamento Ambiental para Usina Solar .............................................................28
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DADOS DA CIDADE ONDE SERÁ IMPLANTADA UMA NOVA GERAÇÃO ENERGÉTICA 4
2.1.1 Dados Geográficos 5
2.1.2 Ecologia e Meio Ambiente 6
2.1.3 Demografia 6
2.1.4 Composição étnica 7
2.1.5 Economia 8
2.2 EMPRESA KLABIN MONTE ALEGRE S/A 8
2.2.1 Histórico 8
2.2.2 Responsabilidade Ambiental 10
2.2.3 Responsabilidade Social 10
2.2.4 Política de Sustentabilidade 11
2.3 FONTES DE ENERGIA EÓLICA E SOLAR NO BRASIL 12
2.3.1 Energia Eólica 12
2.3.2 Energia Solar 17
2.4 INTRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR NA INDÚSTRIA KLABIN 24
2.5 DISCUSSÃO DE RESULTADOS 25
3 CONCLUSÃO 30
4 REFERÊNCIAS 31
1 INTRODUÇÃO
Com a crescente preocupação com os impactos ambientais que são gerados por indústrias e usinas o governo brasileiro tem incentivado e ajudado as empresas e habitantes para adquirirem e utilizarem as fontes de energia renováveis.
As fontes de energia renováveis são aquelas que não possuem ou possuem impacto mínimo sobre o meio ambiente, como a energia eólica e a energia solar, que são obtidas de forma totalmente diferentes, mas produzem o suficiente para abastecer indústrias, cidades, ou até mesmo apenas uma casa, depende do tipo e do tamanho do investimento que será feito.
No Brasil atualmente nenhuma indústria do setor papeleiro possui geração de energia através de fonte solar ou eólica, a maioria compra ou produz através de hidrelétricas próprias. Seria uma inovação que uma fábrica de celulose e papel se mante-se através de uma energia renovável.
- Objetivo Geral
Este trabalho tem como principal objetivo abordar o tema de energias renováveis, além de realizar um estudo de caso para a implantação de uma Usina Solar para abastecimento de uma indústria de celulose e papel, através de um Sistema de Gestão Ambiental.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DADOS DA CIDADE ONDE SERÁ IMPLANTADA UMA NOVA GERAÇÃO ENERGÉTICA
2.1.1 Dados Geográficos
A cidade de Telêmaco Borba possui uma área territorial de 1.382,860 km² segundo dados do IBGE coletados em 2015, com uma população estimada de 76.550 habitantes e sua densidade demográfica são de 50,53 hab/km².
[pic 2]
Figura 1 - Mapa geográfico de Telêmaco Borba
O município está localizado na Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi, sendo que a sede da cidade fica na margem esquerda do rio. Os principais afluentes do rio são rio Imbau, rio Harmonia, rio Quebra-perna, rio Faisqueira, rio Imabuzinho, Ribeirão das Antas, rio Alegre, Arroio dos Setes Rincôes, Arroio Limeira, Arroio Mandaçaia, Arroio Santa Rita e Arroio Uvanaral.
O município está situado entre a região Cfa e Cfb, com temperatura média no mês mais frio inferior a 18ºC e temperatura média no mês mais quente acima de 22ºC, com verões quentes, geadas pouco frequentes e tendências de concentração de chuvas nos meses do verão, mas sem estação de seca definida. A umidade relativa do ar em média anual é de 78,75% sendo o outono com ar ligeiramente mais úmido, cerca de 83%, e a primavera com ar ligeiramente mais seco com índice de 75%. Os ventos possuem velocidades médias de 1,658 m/s com predominância de ventos ligeiramente mais fortes nos meses de novembro e dezembro com velocidade média de 1,9 m/s e predominância de ventos ligeiramente mais fracos nos meses de maio e junho com velocidade média de 1,4 m/s.
2.1.2 Ecologia e Meio Ambiente
A flora local reúne cerca de 130 espécies arbóreas pertencentes a mais de 40 diferentes famílias. A vegetação original de Telêmaco Borba era constituída por pastagens e mata com espécies como Araucária, Cedro, Peroba e Caviúna. Segundo o IBGE os biomas que compreendem o município são a Mata Atlântica e o Cerrado.
A fauna nativa da região é diversificada devido a uma grande área de florestas nativas preservadas, destaca-se a presença de pumas, lobos-guarás, antas, lontras, macacos-prego, bugios, capivaras, porcos-do-mato, catetos, veados, tamanduás-bandeira, tamanduá-mirim, tatus, jaguatiricas, gato-mourisco, gato-do-mato, cotias, quatis, entre outros.
...