A Televisao e seu impacto
Por: souza.brigida • 7/5/2015 • Projeto de pesquisa • 729 Palavras (3 Páginas) • 207 Visualizações
A TELEVISÃO E SEU IMPACTO PERSUASIVO NA CONSTRUÇÃO DO PSIQUISMO INFANTIL
Que impactos cognitivos e sociais essa relação conturbada pode trazer a criança
HIPÓTESE
Muitos fatores como, consumismo, dificuldades cognitivas e o afastamento da realidade deve-se a exposição excessiva da criança aos diversificados entretenimentos que a mídia oferece.
INTRODUÇÃO
No mundo atual, temos nos deparado freqüentemente com uma grande evolução da mídia em se tratando de tecnologias que apesar de ser considerado um avanço produtivo no que diz respeito às facilidades de acesso e praticidade de vida, podemos considerar alguns aspectos negativos que devem ser analisados, principalmente por conta do público infantil.
A grande influência dos fenômenos sociais como filmes, novelas, desenhos animados e principalmente os games têm se tornado o refúgio das crianças que na maioria das vezes preferem estar diante da TV ou computador, do que brincando com outras crianças ou até mesmo num momento de lazer.
(KELLNER, 2001) descreve como a mídia opera sobre o psiquismo humano quando diz que:
Há uma cultura veiculada pela mídia cujas imagens, sons e espetáculos ajudam a urdir o tecido da vida cotidiana, dominando o tempo de lazer, modelando opiniões políticas e comportamentos sociais, e fornecendo o material com que muitas pessoas forjam sua identidade. O rádio, a televisão, o cinema e outros produtos da indústria cultural fornecem os modelos daquilo que significa ser homem ou mulher, bem-sucedido ou fracassado, poderoso ou impotente. A cultura da mídia também fornece o material com que muitas pessoas constroem o seu senso de classe, de etnia e raça, de nacionalidade, de sexualidade, de “nós” e “eles”. Ajuda a modelar a visão prevalecente de mundo e os valores mais profundos: define o que é considerado bom ou mau, positivo ou negativo, moral ou imoral.
(KELLNER, 2001, p. 9).
Baseando-se na teoria de Kellner e na de outros autores, buscarei a compreensão detalhada dos processos e os efeitos ocorridos na infância, e a mídia como possível pivô na má evolução do desenvolvimento, considerando que é nesse período onde o indivíduo se reconhece no mundo e compreende a sociedade que o cerca.
Kapferer (1985) faz uma representação da criança que é manipulada, exemplificando através da teoria de Pavlov quando diz que a criança tem a mente condicionada frente a uma influencia, sendo a mente infantil como algo moldável podendo ser orientada tanto pela aprendizagem quanto pelo inconsciente, e o que determinará à maior influencia será a repetição desse reforço exercido sobre a criança, que por si só não possui defesa mental.
Considerando reflexões como a descrita acima, podemos questionar a respeito da representatividade que as tecnologias exercem na vida em desenvolvimento da criança não descartando também os aspectos positivos. Portanto o objetivo dessa pesquisa é ressaltar os principais aspectos persuasivos da mídia em relação à criança e discorrer os processos psíquicos decorrentes dessa influência através de um embasamento teórico fundamentado em autores da psicologia. E a partir dessa pesquisa, trazer um alerta à sociedade sobre as possíveis causas de alienação infantil durante o desenvolvimento de sua estrutura psíquica.
...