A Teologia do Culto
Por: ManuhAnjos • 22/8/2017 • Trabalho acadêmico • 1.119 Palavras (5 Páginas) • 6.416 Visualizações
Página 1 de 5
Teologia do Culto
Capítulo 1
- Significado de culto - substantivo masculino.
Homenagem prestada ao que é considerado sagrado ou divino; a maneira através da qual uma divindade é adorada.[Religião]
A prática religiosa das igrejas protestantes.[Religião]
Toda religião que possui princípios, regras ou normas específicas e próprias. Liturgia. Demonstração religiosa feita exteriormente. [Figurado]
Excesso de paixão por algo ou alguém: culto ao cantor. Adjetivo Instruído; que tem muito conhecimento e cultura: professor culto. [Linguística] Erudito; que se pauta na variante formal da língua. Civilizado; que está num patamar avançado de civilização: morava numa região culta. Cultivado; que se conseguiu cultivar: território culto. Fonte: https://www.dicio.com.br/culto/
Capítulo 2
- a) Significa aquilo pelo que uma pessoa se liga a outra para executar qualquer coisa.
b) São duas as ordenanças da igreja. O Batismo nas Águas em Marcos 16. 15-16 e a Santa ceia do Senhor em 1 Coríntios 11. 23-26.
c) Jesus Cristo
- O batismo nas águas pode ser encontrado em Mateus 3. 11, onde João Batista já inicia o caminho que Jesus irá fazer em seu ministério, e em Atos 8. 36, onde se observa um etíope que se arrepende dos seus pecados e deseja ser batizado com água. A Santa Ceia do Senhor pode ser encontrada em Mateus 26. 26-28, nesta passagem observa-se Jesus comemorando a Pascoa e explicando aos discípulos o que significa o pão e o suco, e em João 6. 51 observa-se onde Jesus informa que ele é o pão vivo que desceu do céu para livrar o mundo.
- o que melhorou e o que piorou
Em relação ao Batismo - Falsa, recomendasse com 10 anos, pois para ser batizada precisa responder perguntas básicas em relação ao seu conhecimento sobre Cristo.
- a) Para a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Ortodoxa entendem por mudança da substancia, o pão e o vinho se tornam o corpo e sangue de Jesus Cristo. A Igreja Anglicana entende como um sacramento, mesmo que o comungante não o entenda.
b) A Igreja Luterana entende por essência ou substância do corpo de Cristo, o pão e o vinho não se transformam.
c) A Igreja do Evangelho Quadrangular declara que a Ceia é a nos oferecida por Jesus, e creem que sua presença está entre nós como coparticipante e concelebrante.
Capítulo 3
- É um conjunto de normas que determinam como o evento, festividade deverão ocorrer.
- Benção pode ser entendida como louvor do homem que bendiz a Deus por suas obras ou benefícios recebidos. Significa, o ato de liberar alguém ou algo para prosperar naquela determinado propósito; ação ou resultado de abençoar ou de benzer; favor divino: curou-se graças às bênçãos recebidas; fato benéfico e oportuno: foi uma bênção ela ser contratada.
- É importante, pois libera o favor do Senhor sobre seus filhos. A benção invoca o apoio constante do Senhor Deus para o bem estar da pessoa, fala de agradecimento, confere prosperidade e felicidade em toda pessoa que recebe da nossa parte.
- Não, pois ele é considerando uma instrução divina nas igrejas evangélicas.
- Significa que até ali o Senhor está cumprindo suas palavras, apresentando que muitas conquistas foram realizadas e que a herança do Senhor, que são os filhos está no meio deles.
Capítulo 4
- Significa seguir o exemplo de quando Jesus foi apresentado em Jerusalém quando era criança. Possui o intuito de abençoa-la em todos os sentidos, bem como seus pais também.
- Porque o batismo deve ter arrependimento de seus pecados e ter crido em Jesus Cristo. As crianças menores de 10 anos ainda não fazem o uso completo da razão. Por isso não podem cumprir esses requisitos.
- Orientam-se os pais que eles estarão com uma grande responsabilidade agora, e após o consentimento, apresenta a criança.
- É uma cerimonia/rito que leva consolo para familiares, amigos e irmãos em Cristo da pessoa que faleceu.
- Porque é importante agradecer pelo ano que está findando e apresentar o ano que está por vim, agradecendo pelas conquistas recebidas e clamando por bênçãos para o ano que se aproxima.
Capítulo 5
- É quando novos convertidos integram o rol de membros. Pode ser incluído quem se batiza por imersão e/ou possui carta de transferência, segundo o Estatuto da Igreja do Evangelho Quadrangular. Algumas denominações recebem também por aclamação ou por conciliação. Ela pode ser realizada no culto junto com os familiares, onde a Igreja ora por eles.
- Significa a cerimônia que coroa a conquista da aquisição do imóvel, para a construção do templo da igreja local. Pode acontecer durante um culto ou cerimônia no local.
- Significa a cerimônia que ocorre quando o templo ainda não está concluído, mas seu uso já é possível. Realiza-se um culto especial apresentando os testemunhos relativos ao agir de Deus naquela construção.
- É quando o templo é consagrado aos serviços do Senhor de Deus. Realiza-se quando o templo está livre de qualquer ônus. Prepara-se da melhor maneira possível um culto solene de ação de graças para consagração do edifício.
Capítulo 6
- Noivado é a marca de transição e treinamento de um casal de namorados que pretendem se casar em breve. Porque em uma sociedade marcada pela falta de Deus, este é mais um momento que não pode deixar de receber a benção do Senhor, pois elas que irão fortalecer o casal.
- É importante pois é o momento que a igreja se levanta para abençoar estes jovens em nome do Senhor, mostrando e enfatizando os privilégios de uma juventude em Cristo, e as suas responsabilidades.
- A posse do Pastor é algo notável e deve ser feita com muita reverência. O Pastor que irá assumir o cargo deverá ser informado com antecedência para se organizar e convidar a família.
A despedida do Pastor será feita de forma a não gerar tristeza nos corações do rebanho da igreja da qual o pastor está se despedindo. Por isso deve ser realizado com muito cuidado. - Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Aniversário da Igreja local e Ano novo.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com