A Teoria Das Organizações
Dissertações: A Teoria Das Organizações. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 26/2/2014 • 936 Palavras (4 Páginas) • 211 Visualizações
1 - Primeiramente você deve assistir a uma reportagem do Jornal Minas 2ª edição - Rede Globo, apresentada em 11/05/2006, a respeito das atividades do SEBRAE de Minas Gerais para ampliar ações de planejamento nas empresas.
O vídeo está disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=6A4II9ZnUqI>.
A reportagem apresentada no Jornal Minas aborda o caso de dois empresários que são administradores de seus negócios: Uriel Soares Santiago e Luciana Hottberg. Com base no relato desses empresários, é possível verificar a utilização de uma ou mais competências do administrador.
Cabe destacar que o desempenho e o sucesso do trabalho do administrador requerem a utilização de algumas habilidades e competências. Para Chiavenato, as competências são qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas. Nesse sentido, para que o administrador seja bem sucedido deve desenvolver três competências duráveis: o conhecimento, a perspectiva e a atitude. (CHIAVENATO, 2000).
Fonte de pesquisa: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
A partir da análise da reportagem apresentada escolha o caso de um dos administradores que aparecem no vídeo e apresente qual(is) competência(s) você identifica no relato apresentado. Justifique sua análise a partir dos conceitos das competências discutidos em nossos estudos.
A capacidade de síntese também é um critério de avaliação, assim, apresente sua resposta com 10 a 15 linhas. (3,0 pontos)
Resposta:
Avaliando a reportagem que o Sr. Uriel Soares Santiago descreve sua atual situação, é possível verificar claramente duas competências: conhecimento e perspectiva.
Em seu relato Uriel informa que em 1998 teve sua primeira empresa, tendo assim uma experiência anterior como empresário. No entanto não obteve sucesso devido à falta de planejamento e acabou fechando.
Em 2002 ele decide abrir uma nova empresa, mas agora ele possui uma nova formatação.
Tem a seu favor desta vez, a competência do conhecimento. Utilizando-se da experiência e do aprendizado anterior ele é capaz de criar seu planejamento, sendo que ele já sabe os erros que não devem ser cometidos novamente.
A competência da perspectiva é evidente uma vez que o empresário tenta abrir uma nova empresa e colocar em ação os conhecimentos adquiridos em 1998. Demonstra conhecimento e atualmente conduz seu negócio com sucesso, onde ele tem 20 colaboradores e no ano de 2005 apresentou um lucro de R$ 1 milhão.
2) Em uma visão processual da Administração, sabe-se que o administrador precisa atuar continuamente nas quatro funções administrativas: o planejamento, a organização, a direção e o controle.
Na reportagem é apresentado um software de gestão disponibilizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), visando auxiliar o trabalho de planejamento de empresas mineiras. A administradora de uma loja de confecções, Luciana Hottberg, utiliza o software fornecido pelo Sebrae e comenta sobre as facilidades para o seu trabalho. O uso desse software pode trazer incrementos interessantes para a administração das empresas, tais como, facilitar os cálculos de lucratividade e disponibilizar uma quantidade maior de dados para o trabalho do administrador.
Supondo que você esteja no lugar de Luciana, que ações você poderia tomar para a implementação das demais funções administrativas (organização, direção e controle)? Em sua resposta você pode considerar as vantagens do uso do software para as outras funções administrativas ou buscar novas ideias.
A capacidade de síntese também é um critério de avaliação, assim, apresente sua resposta com 10 a 15 linhas. (4,0 pontos)
Resposta:
Luciana Hottberg utiliza o software a um mês e já consegue visualizar sua lucratividade e sua rentabilidade. Para que sua empresa que está em seu segundo ano de funcionamento continue em crescimento ela deverá ver esta administração como um processo.
Sendo assim é necessário incluir a este planejamento que ela já possui outras três funções administrativas. São elas: Organização, Direção e Controle.
Para a organização ela pode por meio de um fluxograma definir os cargos e tarefas a serem exercidos na loja. Em relação a direção é preciso ter foco em quais os resultados querem ser alcançados e assim motivar e incentivar a equipe para que se chegue no objetivo. Recompensas por metas alcançadas podem ser de grande auxilio. A função de controle pode ser por parte monitorada através de seu software, mas também é necessário constante monitoramento das atividades e resultados, sempre que necessário efetuar as devidas correções para que os objetivos sejam alcançados conforme o traçado.
3) Ao abordar o planejamento, tema discutido no vídeo, não podemos deixar de destacar a posição da abordagem clássica da administração, que é precursora do tema. Podemos verificar que os conceitos de planejamento para Taylor e para Fayol são diferentes, como exposto no quadro na sequência.
Quadro 1 - Conceitos de planejamento segundo Taylor e Fayol
Fonte: Elaboração do autor (2011).
Com base nos conceitos apresentados e todas as considerações sobre a abordagem clássica estudadas, justifique o porquê da distinção da visão de planejamento para cada um dos autores.
A capacidade de síntese também é um critério de avaliação, assim, apresente sua resposta com 10 a 15 linhas. (3,0 pontos)
Resposta:
Para Taylor o que devia ser analisado era o chão de fábrica. Os movimentos e o estudo de tempos dos operários era algo do qual ele avaliava como tarefa a ser estudada afim de se reduzir o tempo e movimentos desnecessários. Do seu ponto de vista a divisão de trabalho deveria existir para que o funcionário se especializasse em uma função, e assim reduziria o tempo e a produtividade aumentaria.
Já Fayol tinha a visão de gerenciamento, partindo dos altos escalões da empresa.
Para ele deveria existir a divisão de departamentos que compõem a empresa e não a divisão de trabalho levando em conta o nível de operários, conforme Taylor via.
Fayol do estudo organizacional e da estrutura da empresa, assim garantiria a eficiência de todas as partes da empresa.
...