A Teoria de Herzbeig Frieder
Resenha: A Teoria de Herzbeig Frieder. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: De01 • 21/9/2014 • Resenha • 249 Palavras (1 Páginas) • 256 Visualizações
A TEORIA DE FREDERICK HERZBEG:
Herzberg concluiu que a satisfação e a insatisfação no trabalho decorrem de dois conjuntos separados de fatores. Essa teoria foi chamada de teoria dos dois fatores.
Entre os fatores de insatisfação (fatores higiênicos) estavam o salário, as condições de trabalho e a política da empresa, todos eles afetavam o contexto em que o trabalho era realizado. O mais importante desses fatores é a política da empresa, que segundos muitos indivíduos pode ser uma grande causa de ineficiência e ineficácia. Os pontos positivos atribuídos a esses fatores não levavam à satisfação no trabalho, mas meramente à ausência de insatisfação.
Entre os fatores de satisfação (fatores motivantes) estão a realização, o reconhecimento, a responsabilidade, e o progresso, todos eles relacionados ao conteúdo do trabalho e às recompensas ao desempenho profissional.
EORIAS DA MOTIVAÇÃO
As teorias de conteúdo da motivação concentram-se nas necessidades internas que motivam o comportamento. Num esforço para reduzir ou satisfazer suas necessidades, as pessoas agem de determinadas maneiras. Esta abordagem é associada a pensadores como Maslow, McGregor, Herzberg, Atkinson e McClelland.
Motivação é necessidade de todos. É muito difícil conquistar metas e objetivos se ela simplesmente não existe em nosso vocabulário.
OBJETIVOS DA MOTIVAÇÃO:
- Encorajar empregados potenciais a ingressar na empresa.
- Estimular os empregados a produzir mais a desempenhar suas funções com eficácia.
- Encorajar empregados a permanecer na empresa.
A motivação relaciona-se com a compreensão da razão do comportamento das pessoas para poder prever e influenciá-lo.
Entre os fatores de satisfação (fatores motivantes) estão a realização, o reconhecimento, a
...