A VITÓRIA DA (DES) ORGANIZAÇÃO
Pesquisas Acadêmicas: A VITÓRIA DA (DES) ORGANIZAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: smoflyer • 6/10/2013 • 1.117 Palavras (5 Páginas) • 297 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
MARCIO FRANCISCO ALVES
“A VITÓRIA DA (DES) ORGANIZAÇÃO”
BRASÍLIA
2013
MARCIO FRANCISCO ALVES
“A VITÓRIA DA (DES) ORGANIZAÇÃO”
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Marketing da Universidade Norte do Paraná, para o Tema Atividade Interdisciplinar Individual - Módulo 1.
Ministrada pelos Professores Thais Accioly Baccaro, Fabiano Galão, Marcos Roberto Marques, Jossan Batistute e Henry Nonaka
MARCIO FRANCISCO ALVES
2013
1- DESENVOLVIMENTO
01. Levando em consideração o texto lido e seus conhecimentos adquiridos sobre as funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar responda as seguintes questões:
a. Faça uma breve definição conceitual sobre cada uma das funções (planejar, organizar, dirigir e controlar). Utilize como auxílio o livro da disciplina e a biblioteca digital.
Planejar:
Primeira etapa do processo. Onde são levantadas e escolhidas as melhores linhas de atuação.
Organizar:
Segunda etapa. Onde é pensada, a melhor forma de se colocar em prática, as decisões tomadas no planejamento.
Dirigir:
Terceira etapa. Os gestores do processo literalmente “dirigem” os esforços, na direção definida previamente.
Controlar:
Quarta etapa. São tomadas medidas necessárias, para que, nada dê errado no andamento do processo.
b. Cite exemplos retirados do texto que se relacionam com cada uma dessas funções.
Planejar:
“Já as questões estratégicas são parte da responsabilidade do presidente e da carnavalesca, Rosa. É ela quem pensa no resultado final, no conjunto da obra, mas não deixa de lado a administração da operação. Seu estilo parece ser o da administração itinerante.”
Organizar:
“É do barracão que saem os produtos dessa fábrica de sonhos. Apesar de ser o lugar onde a produção efetivamente acontece, o ambiente está longe de remeter às cenas chaplinianas do filme Tempos Modernos (com exceção da sala das costureiras que ficam sentadas em fileiras indianas). Também não se assemelha ao ambiente asséptico das empresas modernas. Na Imperatriz Leopoldinense, o barracão é uma oficina desorganizada e barulhenta. É ali que se percebe que o Carnaval não é feito só das visões lúdicas de seus patronos e carnavalescos. Nos meses que antecedem a festança, os diversos setores que compõem o barracão funcionam em ritmo ininterrupto e de forma independente. À medida que fevereiro se aproxima, o relógio do Carnaval provoca associações. Quem estava construindo carros alegóricos, por exemplo, pode ajudar na confecção dos adereços e vice-versa. Nem todos esses setores, porém, ficam na ativa o ano inteiro.”
Dirigir:
“Mesmo sem conhecer nenhuma das teorias de gerenciamento de pessoal, o exercício de liderança é continuamente praticado na Imperatriz. As salas do presidente da escola, Wagner Tavares, e da administradora, dona Regina Cairo, por exemplo, estão localizadas logo na entrada do barracão. São espaços que parecem ser de domínio público. O trânsito livre é incentivado inclusive dentro da sala do presidente. A figura que chama mais atenção no barracão, no entanto, é a da carnavalesca. Apesar de ser extremamente exigente, dona Rosa Magalhães tem o respeito e a consideração de todos os funcionários.”
Controlar:
“O estilo de atuação da carnavalesca contribui, e muito, para o comprometimento de todos os envolvidos com o resultado final. O controle não é aparente, não há prestação de contas nem relatórios. Mas parece haver, sim, uma consciência generalizada de que todos podem realizar seus trabalhos de forma competente e dentro do prazo.”
02. No que se refere ao Direito Empresarial e do Consumidor, reflita, pesquise, estude e responda as seguintes perguntas:
a) Um visitante vai ao barracão de uma das escolas de samba e, em razão dos funcionários desta não terem isolado a área próxima onde estavam
trabalhando, acaba se ferindo gravemente. Diante desta situação e do que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC - lei 8078/1990), pode-se considerar aí uma relação de consumo? Se sim, descreva os elementos desta relação e esclareça se a pessoa ferida poderá ser indenizada pelos prejuízos com base nas disposições do CDC.
(Escreva a resposta)
DICA: Leia alguns artigos do CDC, em especial os artigos 1º a 3º, 6º, 17,
etc encontrado em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm.
Pesquise em livros, biblioteca digital, internet, etc, sobre os elementos
que
...