A VITÓRIA DA (DES) ORGANIZAÇÃO
Casos: A VITÓRIA DA (DES) ORGANIZAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: shiesteves • 7/10/2013 • 1.347 Palavras (6 Páginas) • 542 Visualizações
1 – DESENVOLVIMENTO
01. Levando em consideração o texto lido e seus conhecimentos adquiridos sobre as funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar responda as seguintes questões:
a. Faça uma breve definição conceitual sobre cada uma das funções (planejar, organizar, dirigir e controlar). Utilize como auxílio o livro da disciplina e a biblioteca digital.
Resposta:
Planejar = É um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens a equipe de projetos.
Organizar = É dizer quem vai fazer o que e em que ordem. Montar equipes, destinar orçamentos. Estabelecer prioridades. Dizer o que não fazer também é importante. Deixar claro para todos o que cada um faz, quanto tempo tem para isso, como vai ser o controle e a cobrança, que recompensas estão no horizonte. É transformar o planejamento em ações objetivas e ordenadas.
Dirigir = É a condução das pessoas para a realização de um projeto ou o andamento de um departamento, e podemos ter certeza que a empresa vai crescer muito se esta direção for bem elaborada e executada.
Controlar = É fazer o acompanhamento do que foi organizado para ver se parece com o que foi planejado. Permite controlar os recursos, realocar pessoas e dinheiro, mudar o rumo durante o processo, cobrar mais velocidade ou mais qualidade.
b. Cite exemplos retirados do texto que se relacionam com cada uma dessas funções.
Resposta:
Planejar = As questões estratégicas são parte da responsabilidade do presidente e da carnavalesca. É ela quem pensa no resultado final, no conjunto da obra, mas não deixa de lado a administração da operação. Seu estilo parece ser da administração itinerante.
Organizar = Deixando o discurso de lado, Peters da um exemplo prático. Segundo ele, as escolas de samba estão entre os melhores modelos de empresas desorganizadas, com ótimos resultados e ajustadas as novas tendências. As organizações modernas deveriam parecer-se mais com o carnaval do que com as pirâmides do Egito.
Dirigir = Na Imperatriz predomina o estilo democrático de liderança. Há de início, uma relação de aprendizado entre os subordinados e os chefes de setores. Quem sabe mais passa seus conhecimentos para aquele que está aprendendo. Depois dessa etapa, o chefe passa a atuar como um facilitador.
Controlar = Quem resolve as questões burocráticas do dia a dia, como controlar o ponto é a administradora do barracão Regina Cairo. Ela é responsável também pelos pagamentos.
02. No que se refere ao Direito Empresarial e do Consumidor, reflita, pesquise, estude e responda as seguintes perguntas:
a) Um visitante vai ao barracão de uma das escolas de samba e, em razão dos
funcionários desta não terem isolado a área próxima onde estavam
trabalhando, acaba se ferindo gravemente. Diante desta situação e do que
prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC - lei 8078/1990), pode-se
considerar aí uma relação de consumo? Se sim, descreva os elementos desta
relação e esclareça se a pessoa ferida poderá ser indenizada pelos prejuízos
com base nas disposições do CDC.
DICA: Leia alguns artigos do CDC, em especial os artigos 1º a 3º, 6º, 17,
etc encontrado em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm.
Pesquise em livros, biblioteca digital, internet, etc, sobre os elementos
que caracterizam uma relação de consumo.
Resposta:
Sim, é uma relação de consumo. Os elementos desta relação são: as necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo. A pessoa poderá ser indenizada, porque de acordo com o Art 17 do CDC, todos os consumidores de um evento são vítimas.
b) O que são associações? Qual a diferença entre associações e sociedades?
O que é uma Sociedade Limitada?
DICA: Leia alguns artigos (40 a 61; 966 a 985; 1052 e seguintes) do Código
Civil encontrado em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406compilada.htm. Pesquise
em livros, biblioteca digital, internet, etc, sobre Associação, Sociedade,
Sociedade Limitada.
Resposta:
Associação é uma organização resultante da reunião legal entre duas ou mais pessoas, com ou sem personalidade jurídica, para a realização de um objetivo comum. É constituída normalmente, de voluntariado, por reunião de dois ou mais indivíduos usado como instrumento da satisfação das necessidades individuais humanas (nas suas mais diversas manifestações). Sem finalidade lucrativa ou econômica.
Sociedade É a união de dois ou mais sócios para realização de uma atividade econômica, com o elemento de empresa.
Sociedade limitada é aquela que realiza atividade empresarial, formada por dois ou mais sócios que contribuem com moeda ou bens avaliáveis em dinheiro para formação do capital social. A responsabilidade dos sócios é restrita ao valor do capital social, porém respondem solidariamente pela integralização da totalidade do capital, ou seja, cada sócio tem obrigação com a sua parte no capital social, no entanto poderá ser chamado a integralizar as quotas dos sócios que deixaram de integralizá-las.
03. No texto as autoras comentam que a escola de samba obteve o patrocínio do Estado do Ceará para captar recursos. Baseado nessa constatação, responda as seguintes questões:
a. Apresente o conceito da ferramenta de comunicação “patrocínio”. Para auxiliar, leia o item “Aprofundando o conhecimento”
...