A Vitória Da (Des)Organização
Monografias: A Vitória Da (Des)Organização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ValeriaValeria • 6/10/2013 • 2.134 Palavras (9 Páginas) • 606 Visualizações
1– DESENVOLVIMENTO
01-Levando em consideração o texto lido e seus conhecimentos adquiridos sobre as funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar responda as seguintes questões:
a)Faça uma breve definição conceitual sobre cada uma das funções (planejar, organizar, dirigir e controlar). Utilize como auxílio o livro da disciplina e a biblioteca digital.
Planejamento: O planejamento consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégias e ações que permitam alcançá-los, e no desenvolvimento de planos que integrem e coordenem as atividades da organização. O planejamento permite que os administradores e trabalhadores tenham sua ação orientada para determinados objetivos, permitindo-lhes concentrar sua atenção no que é mais importante para a organização.
Organização: A organização é a função da administração que faz a distribuição das tarefas e dos recursos entre os membros da organização, define quem tem autoridade sobre quem e quando e onde devem tomar decisões. A organização procura distribuir o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros da organização para que estes alcancem os objetivos estabelecidos eficientemente. O resultado do processo de organização é a estrutura organizacional.
Direção: A direção está relacionada com os processos de gestão de pessoas na organização. Dirigir significa liderar, motivar e coordenar os trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas e atividades. Dirigir também significa selecionar o canal de comunicação mais adequado e resolver conflitos entre os subordinados. É uma função que exige mais ação que o planejamento ou a organização. O responsável por uma equipe ou grupo, o líder, tem a responsabilidade de proporcionar um ambiente propício à execução de um trabalho de qualidade e no qual os trabalhadores se sintam satisfeitos.
Controle: O controle é a função da administração que assegura que os objetivos estão sendo alcançados. Consiste na monitoração e na avaliação do desempenho da organização, na comparação deste com os objetivos planejados e na correção dos desvios que se verifiquem. A função de controle envolve: a definição de medidas de desempenho, a verificação sistemática do desempenho efetivo, a comparação entre os padrões e os objetivos planejados e o desempenho efetivamente observado, e, finalmente, o estabelecimento de medidas corretivas, no caso de se verificarem desvios significativos. É por meio da função de controle que a organização se mantém no rumo pretendido ou planeja mudanças.
b)Cite exemplos retirados do texto que se relacionam com cada uma dessas funções.
“A pessoa que ocupa o cargo de carnavalesco é o grande responsável pela gestão da criatividade numa escola de samba. É ele quem elabora os croquis das fantasias, adereços e bonecos que vão enfeitar os carros alegóricos. Na Imperatriz, essa tarefa é de uma mulher, Rosa Magalhães.”
“Na Imperatriz, predomina o estilo democrático de liderança. Há, de início, uma relação de aprendizado entre os subordinados e os chefes de setores. Quem sabe mais passa seus conhecimentos para aquele que está aprendendo. Depois dessa etapa, o chefe passa a atuar como um facilitador.”
“É importante lembrar que não há indicativos de status ou espaços físicos privilegiados que permitam diferenciar os chefes de seus subordinados. Todos trabalham em conjunto e em igualdade de condições dentro do barracão.”
“Os responsáveis pelos setores têm uma preocupação grande em reconhecer os que revelem interesse ou habilidades acima da média.”
“Quem resolve as questões burocráticas do dia-a-dia, como controlar o ponto, é a administradora do barracão, Regina Cairo. Ela é responsável também pelos pagamentos.”
“Já as questões estratégicas são parte da responsabilidade do presidente e da carnavalesca, Rosa. É ela quem pensa no resultado final, no conjunto da obra, mas não deixa de lado a administração da operação.”
“Rosa está sempre circulando. Assim, pode verificar o andamento dos trabalhos, planejar modificações com os chefes de setores e explicar detalhes dos esboços.”
“O controle não é aparente, não há prestação de contas nem relatórios. Mas parece haver, sim, uma consciência generalizada de que todos podem realizar seus trabalhos de forma competente e dentro do prazo.”
02-No que se refere ao Direito Empresarial e do Consumidor, reflita, pesquise, estude e responda as seguintes perguntas:
a) Um visitante vai ao barracão de uma das escolas de samba e, em razão dos
funcionários desta não terem isolado a área próxima onde estavam
trabalhando, acaba se ferindo gravemente. Diante desta situação e do que
prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC - lei 8078/1990), pode-se
considerar aí uma relação de consumo? Se sim, descreva os elementos desta
relação e esclareça se a pessoa ferida poderá ser indenizada pelos prejuízos
com base nas disposições do CDC.
DICA: Leia alguns artigos do CDC, em especial os artigos 1º a 3º, 6º, 17,
etc encontrado em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm.
Pesquise em livros, biblioteca digital, internet, etc, sobre os elementos
que caracterizam uma relação de consumo.
Segundo o artigo 2° da LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza o produto como destinatário final. O artigo 3° diz que fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. O § 1° deste artigo diz que produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial. Já o § 2° do mesmo define serviço como sendo qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária,
...