A aplicabilidade dos sistemas de gerenciamento de informações
Tese: A aplicabilidade dos sistemas de gerenciamento de informações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rayanne93 • 18/2/2014 • Tese • 1.940 Palavras (8 Páginas) • 287 Visualizações
1 – Introdução
Nesta atividade prática avaliativa será apresentado os conceitos básicos e principais entendido pelo nosso grupo, da importância de um Sistema de Informações Gerenciais, apontando as características dos sistemas de informações, o impacto que a escolha de uma implantação de um sistema produz na gestão de uma empresa, as vantagens competitivas que um SIG proporciona a uma organização e a proposta de implantação de um sistema de informações gerenciais feita pelo nosso grupo de estudos, evidenciando ao gestor as vantagens competitivas inerente a essa ferramenta.
2 – Desenvolvimento
2.1 – As diferentes aplicabilidades dos Sistemas de Informações Gerenciais
A importância da TI numa empresa dá-se pelo seu nível de maturidade, ou seja, crescimento e desenvolvimento da empresa. Para cada tipo de desenvolvimento da organização, a TI tem a sua importância e significância diante das suas atividades organizacionais, relação entre empresa e clientes, processo de adaptação tecnológico, entre outras características para um melhor funcionamento dessa ferramenta tecnológica.
Para uma empresa que está começando suas atividades no ramo dos negócios, a TI (Tecnologia de Informação) é um pouco precipitada, pois a empresa está adquirindo uma despesa em suas atividades financeiras ainda que esteja em fase de crescimento e desenvolvimento financeiro e social. De acordo com o nível de amadurecimento da organização, a TI busca ajudar no desenvolvimento de novos negócios, e é encarada como um diferencial competitivo para as tomadas de decisões e novas oportunidades de negócios para a empresa. De fato é, quanto maior o grau de maturidade da empresa, maior será o valor da TI nos negócios.
Para a empresa obter um Sistema de Informações Gerenciais, a informação tem um papel muito importante essencial na tomada de decisões, essas informações devem ser seguras, verídicas e eficazes como uma importante fonte de conhecimento da empresa para então a inserção dessas informações no SIG. É de grande importância a empresa saber identificar o que é informação e dados, pois o sucesso ou o fracasso dessa empresa por vezes depende da correta aplicação desses componentes para solução de problemas e aplicabilidades na tomada de decisão. “Dados são itens referentes a uma descrição primária de objetos, eventos, atividades e transações que são gravados, classificados e armazenados, mas não chegam a ser organizados de forma a transmitir algum significado específico” (Turban, McLean e Wetherbe, 004, pg. 63). No entanto, do ponto de vista da Tecnologia da Informação, os dados são capturados e armazenados pelos sistemas de informação, ou seja, eles fazem parte da informação, mas não nos transmite a real informação que precisamos. Já a informação é todo conjunto de dados organizados de forma a terem sentido e valor para seu destinatário, o que se pode interpretar o significado, tirar conclusões e fazer deduções a partir delas. Como forma de garantir a qualidade e a confiança nas tomadas de decisões, é indispensável que os gestores tenham acesso a informações que considerem o comportamento dos ambientes internos e externos da empresa, ou seja, uma avaliação desses dois ambientes para um melhor aperfeiçoamento.
A análise do ambiente interno está relacionada aos pontos fracos e pontos fortes da empresa. Já o ambiente externo para Frezatti (2000) “a análise externa é a maneira pela qual a organização olha o ambiente externo e identifica as oportunidades que pretende alcançar”. No entanto, o acompanhamento dos ambientes interno e externo é fundamental para a identificação de oportunidades e ameaças que podem resultar a empresa.
O Sistema de Informações Gerenciais, segundo Perez Junior et al. (1997), é o processo de transformação de dados e informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa e que proporcionam a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados, ou seja, o SIG como um sistema de planejamento para tomadas de decisões, são todas as informações e dados importantes da empresa que os gestores precisam do total conhecimento para administrar a sua estrutura organizacional e financeira com o intuito do planejamento e crescimento da organização para ser eficientemente manipulada.
Importante observar que, ao possibilitar uma visão de conjunto da organização, o sistema de informação contribui para a gestão de forma harmoniosa de todas as áreas da empresa, identificando seus pontos fracos e fortes para assim identificarmos o que há de mais preocupante em sua estrutura para então se tomar a decisão correta e precisa. Esses sistemas têm o objetivo de armazenar dados e nos favorecer informações quando preciso para o bom funcionamento da organização.
Conclui se que para um bom gerenciamento de informações está caracterizado a importância de vários fatores que influenciam os sistemas de informações gerenciais como os conjuntos de dados, a própria informação segura, os ambientes internos e externos entre outros. O objetivo principal do SIG é fornecer informações essenciais para se tomar a decisão propícia da organização independente do estado de crescimento ou fracasso, tornando assim o controle organizacional da empresa.
2.2 – Resumo evidenciando as vantagens competitivas propiciadas às empresas pelos sistemas de informações.
O novo Perfil do administrador
Desde quando oficializou a profissão de Administrador, as organizações vêm disponibilizando cursos para seus empregados se profissionalizarem. Com isso os gestores acabam enfrentando novos desafios, o atual administrador têm que saber lhe dar com essas situações e deve ter as habilidades exigidas, para conseguir sobressair dessas mudanças.
Existem vários fatores que influenciam o administrador na tomada de decisões de uma empresa, dentre um deles o que tem maior dificuldade de se controlar é o tempo, pois além de escasso, é verdadeiramente não renovável. Com isso, o administrador tem que ser ágil nas decisões e sempre estar aprimorando seus conhecimentos e habilidades para um melhor desempenho de resultados na organização.
O administrador deve ter uma visão muito ampla, pois estuda várias áreas de uma organização. Nos
...