A batalha constante do gerente
Seminário: A batalha constante do gerente. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaozinhosf • 21/8/2014 • Seminário • 390 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
Os administradores não podem depender apenas de suas habilidades técnicas. Eles precisam também de elementos que lhes ajude nessa luta, e a Estatística é uma ferramenta que possibilita essa análise de dados, fazendo com que a empresa reaja quando necessário, ajustando-se e adaptando-se ao meio ambiente em que esta inserida.
A batalha constante do administrador/gestor é na busca da excelência para a organização e muitas vezes precisa buscar inovações, pois o mercado é exigente e quem não se adaptar às novas tendências não terá êxito, por isso sair na frente da concorrência sempre foi a melhor forma de se obter sucesso.
A eficiência, a eficácia são as palavras chaves, para esse sucesso. É através delas que se pode concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser alterado durante o percurso. Chiavenato (2004) relata que nem sempre eficiência e eficácia andam juntas:
Um administrador eficaz é aquele cuja unidade de trabalho alcança diariamente as metas de produção em termos de quantidade e qualidade de resultados.
Já um administrador eficiente é aquele que consegue extrair o máximo desempenho com os recursos disponíveis para aquele momento, sem se preocupar com o cumprimento das metas, preocupa-se mais com o custo x beneficio.
Às vezes, o administrador é eficaz ao atingir os objetivos previamente estabelecidos, mas desperdiça recursos pelo meio do caminho, pois nem sempre escolhe a melhor opção disponível.
Outras vezes, é eficiente, pois se utiliza dos recursos com maior destreza, mas não consegue atingir os objetivos devido à ineficiência. Chiavenato (2004 pg. 7).
Analisando a afirmação do autor pode-se dizer que uma organização precisa ter políticas claras e precisas que orientarão para a tomada de decisão, pois a organização não anda sozinha, daí a necessidade de um pensamento comum que norteie o administrador ao planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado.
Pois é ai que a Estatística entra, na administração uma das principais funções do administrador é cumprir metas, com prazos estabelecidos, da melhor forma possível, com o menor número de erros, com a melhor qualidade possível, e gerando o que toda empresa busca “lucro”, sendo assim acredita-se que a Estatística é uma ferramenta que ajuda nessa busca, pois a mesma gira em torno do conhecimento, ou seja, de pesquisas, transmitindo e recebendo informações/dados. Sem essa conexão de entendimento com certeza a organização teria enormes dificuldades em evoluir.
...