A caixa de Pandora
Por: Laura Rabello • 15/6/2015 • Bibliografia • 408 Palavras (2 Páginas) • 413 Visualizações
A caixa de Pandora
Segundo a mitologia grega, foi dado a Prometeu e seu irmão Epimeteu a tarefa de criar os homens e todos os animais da Terra. Epimeteu se responsabilizou pelos animais, dotando-os com vários dons. Prometeu, por sua vez, modelou com barro os primeiros homens, fazendo-os andar na posição vertical para que pudessem olhar os deuses. Zeus, então, deu-lhes o sopro da vida.
Prometeu recorreu a Zeus para pedir-lhe que liberasse aos homens o uso do fogo, e que nada sabiam sobre este, comendo alimentos crus e cobrindo-se com peles de animais para espantar o frio. Zeus estava receoso de que quando os homens descobrissem o fogo, pudessem se tornar superior a ele, ameaçando roubar-lhe o trono. Por isso, Zeus negou o pedido de Prometeu. Porém, este não descansou e quando escureceu, subiu ao Olimpo – a morada dos deuses – e roubou o fogo dos deuses, entregando-o aos homens.
Zeus, ao descobrir a traição de Prometeu para com ele, mandou que Hermes, o mensageiro dos deuses, buscasse Prometeu, levando-o para uma rocha do Cáucaso, onde ele sofreria castigo eterno, já que era imortal. Como castigo, então, Prometeu teria o seu fígado devorado dia após dia por uma águia.
Mas Zeus ainda não estava satisfeito. Ele precisava punir os humanos também. Resolveu então, chamar Hefesto, deus do fogo, e Atena, deusa da sabedoria, ordenando-lhes que criassem a primeira mulher, sendo auxiliados por todos os outros deuses do Olimpo. Pandora (“a que tudo dá”) foi ela. Recebeu dos deuses a graça, a beleza, a sensualidade, a malícia, a persuasão, a inteligência, a paciência, a bondade, a habilidade nas danças e nos trabalhos manuais. Foi feita à semelhança dos deuses.
Pandora, foi enviada por Hermes, a pedido de Zeus, para que se casasse com Epimeteu, irmão de Prometeu, e como presente de casamento, Zeus deu a Pandora uma caixa, dizendo para que ela nunca a abrisse. Mas Pandora, assim como todas as mulheres, era curiosa, e movida por esse sentimento, Pandora abriu a caixa, deixando que em uma rajada de vento todos os males que a caixa continha, fossem liberados, dando fim a Idade de Ouro que a Humanidade vivia. A vingança de Zeus, então, estava finalizada.
Pandora, ao perceber o erro cometido, fecha rapidamente a caixa, impedindo que a única dádiva ali existente fosse liberada também, a esperança. Por isso, por pior que seja a situação, os seres humanos ainda conseguem ter fé e esperança, acreditando que coisas melhores virão.
...