A ciência da comunicação e controle
Tese: A ciência da comunicação e controle. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cabralfernanda • 4/11/2013 • Tese • 9.966 Palavras (40 Páginas) • 212 Visualizações
1. Ciência da comunicação e do controle. Norbert Wiener – 1978 (Material extraído da bibliografia citada para a Prova B1)
1.1. Cibernética
É uma teoria dos sistemas de controle baseado na comunicação entre sistema e o meio.E dentro do sistema e do controle da função dos sistemas com respeito ao ambiente.A cibernética permite que o cérebro humano seja substituído pelo computador em muitas atividades.
Sistema – É um conjunto de partes ou módulos, os quais formam um todo com objetivo comum. É um conjunto de elementos que estão dinamicamente relacionados e esse dinamismo sugere a possibilidade de evolução.Exemplos:
Respiratório (ser vivo – complexo e aberto)
Circulatório (ser vivo – complexo e fechado)
Veículo(equipamento complexo e aberto)
Restaurante (atividade empresarial aberto simples)
Departamento (subsistema fechado de uma empresa)
Sistema é formado por um conjunto de parâmetros que obviamente interage com o Ambiente aberto ou fechado:
Entrada(elementos internos ou externos )
Processamento (transformação)
Saída(elementos internos ou externos)
Realimentação(ajuda ou permite alcançar o objetivo). Essas são as fases do sistema durante seu ciclo de vida.
Ludwig Von Bertalanfy, um biólogo, criou uma teoria interdisciplinar denominada Teoria Geral dos Sistemas, isto é, uma teoria válida para todos os sistemas.
Todos os computadores são sistemas de componentes para entrada, processamento, saída, armazenamento e controle de dados. Deve-se considerar a transformação dos dados desde a sua entrada, saída e armazenamento fornecidas pelos dispositivos periféricos integrantes dos modernos sistemas de computadores. O diagrama da página 23 do LIvro SI de James O'Brien é uma ilustração dos componentes básicos de um Sistema de Informação Gerencial. A sua aplicação é amplamente utilizada para a tomada de decisão visto ser um processo mais difícil quando se utiliza-lo no planejamento e controle das diversas áreas organizacionais.
Os dispositivos de entrada são periféricos ou acessórios responsáveis pela entrada de dados o equipamento. Os dispositivos de saída são os periféricos ou acessórios responsáveis pela saída de resultados; são muito utilizados para consulta de informações e emissão de relatórios para estudo. Já os dispositivos de comunicação são os periféricos ou acessórios responsáveis pela interligação de computadores, servidores e estações de trabalho no mesmo prédio ou não. Também são acessórios que permitem a troca de dados por meio do sistema de trabalho existente na Internet.
A mesclagem dos sistemas de telecomunicações com os sistemas de computação criou a área denominada telemática, responsável pelo grande avanço tecnológico e científico de nossa atualidade. Isto deu origem a convergência que é a tendência de união de tecnologias de informação em um único aparelho: celular, notebook, redes sem fio, Internet.
Primariamente é preciso entender que a informação é um dos recursos mais importantes e valiosos de uma organização. Porém, deve-se distinguí-la de outro conceito que tende a igualá-la, o “dado”. O dado é simplesmente um fato, uma característica de um produto, pessoa ou evento apresentado na sua forma bruta. Já a informação é formada por dados organizados e elaborados sobre determinado assunto e que é essencial na tomada de decisão para a solução de problemas ou atingimento das metas e objetivos.
Sistema: adota-se o conceito genérico de sistema como sendo um conjunto de partes ou elementos interligados com o fim de atingir um objetivo comum. Todo sistema é composto de entradas, formas de processamento, saídas e retro-alimentação ou feedback.
Os sistemas de informação computadorizados são recursos essenciais quando criados para atender às necessidades de quem as utiliza regularmente. A tecnologia de informação pode propiciar toda a informação que uma empresa necessita para atuação eficiente em qualquer área ou ramo de negócio. Ela é tão importante que pode ser considerada um fator crítico de sucesso por criar, manter ou fortalecer a vantagem competitiva de uma empresa.
Qualquer sistema de informação computacional depende de recursos humanos (usuários/clientes finais e profissionais em sistemas de informação), hardware (equipamentos, máquinas e mídia), software (programas e procedimentos), dados (dados e bases de conhecimento), e redes (meios de comunicações entre os equipamentos computacionais) para realizar entradas, processamento, saída, armazenamento, e atividades de controle que convertem os recursos de dados em de informação.
Os sistemas podem ser classificados a partir de certas características:
Simples: Algumas partes e componentes se relacionam ou se interagem de forma simples e direta.
Complexos: Possuem muitos componentes que se relacionam ou se interagem de forma interdependente.
Abertos: há total interação com o seu ambiente.
Fechados: não há nenhuma interação com o seu ambiente.
Estáveis: não sofrem grandes alterações durante a sua existência ou utilização.
Dinâmicos: sofrem várias alterações durante a sua existência ou utilização.
Adaptáveis: são flexíveis e passíveis de alteração conforme as mudanças no ambiente.
Não-Adaptáveis: são inflexíveis e não passíveis de alteração, independentemente das mudanças no ambiente.
Permanentes: possuem características que permitem a sua existência prolongada.
Temporários: devido às características tem a sua
...