A configuração do gerenciamento de imagem para o conceito estratégia
Seminário: A configuração do gerenciamento de imagem para o conceito estratégia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: carollyne • 22/10/2013 • Seminário • 473 Palavras (2 Páginas) • 384 Visualizações
FICHAS DE LEITURA
Referência Completa do Artigo: MILAN, G. S.; TONI, D. A configuração das imagens dos gestores sobre o conceito de estratégia. RAM – Revista de Administração Mackenzie, V.9, N.6, p. 102-125, 2008.
Tema: A configuração das imagens dos gestores sobre o conceito de estratégia.
Objetivo: Identificar as imagens de estratégia na percepção dos gestores.
Justificativa/Relevância: Com a preocupação de apresentar uma proposta de mensuração e configuração das imagens, este trabalho tem o objetivo de identificar a imagem coletiva que alguns gestores de empresas da região da Serra Gaúcha tem em relação a estratégia organizacional, categorizando os atributos dessa imagem com base nas cinco dimensões de estratégia propostas por Mintzberg (1987), os cinco P: plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva.
Metodologia Utilizada: Técnica derivada do método de configuração de imagem (MCI), A amostra é não-probabilística, estabelecida por conveniência. Foram abordados profissionais ligados a gestão de empresas, Tais profissionais estão ligados a 46 empresas diferentes, localizadas em uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul (RS), mais especificamente na região da Serra Gaúcha. Foram contempladas, na pesquisa, tanto empresas do setor da indústria (29 empresas), quanto do setor de comercio e serviços (17 empresas). Dos entrevistados, 16 são empresários (proprietários das empresas) e 30 executivos. Foi utilizado um roteiro básico de questões, com o proposito de estimular a evocação espontânea de atributos pertencentes as varias categorias de elementos que, teoricamente, compõem as imagens na perspectiva dos entrevistados. O tratamento dos dados foi realizado em três etapas. A primeira etapa consistiu na analise de conteúdo das respostas obtidas, observando os pressupostos apregoados por Bardin (2004). Na segunda etapa, foram levantadas a frequência e a ordem de evocação dos atributos, conforme proposto por Abric (1984) e Verges (1992). A terceira etapa contemplou a categorização dos atributos da imagem de estratégia organizacional com base nas dimensões propostas por Mintzberg (1987), os cinco P.
Principais Constatações do Estudo: Apesar da natureza exploratória deste estudo, pode-se observar que os resultados são bastante interessantes no que se refere a identificação da imagem de estratégia organizacional para alguns gestores de empresas dessa região. Esses resultados sugerem que a técnica de configuração de imagens ideativas (TCID) pode ser adequada para a finalidade que pretende, convidando a testes mais profundos de validade e confiabilidade.
Sua Visão Geral sobre o Estudo: O artigo esclarece a forma como os gestores entendem e aplicam o conceito de estratégia organizacional, com isso o Mapa de configuração de imagem (MCI), torna-se útil para analisar como a estratégia organizacional é compreendida. O artigo defini técnicas para que facilitar a leitura. Ao longo do artigo a Técnica de configuração de imagens ideativas (TCID) é citada para estudos mais profundos.
Percebe-se, contudo, que cada gestor utiliza o conceito de estratégia organizacional
...