A estrutura das auxiliares de escolas
Artigo: A estrutura das auxiliares de escolas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: capitu • 21/4/2013 • Artigo • 327 Palavras (2 Páginas) • 791 Visualizações
As organizações auxiliares das escolas são todas as atividades que tem a finalidade de prestar, de forma direta, ajuda à escola, incentivando a participação dos alunos, pais, professores e funcionários no processo educativo da escola.
Toda escolar precisa de uma estrutura de organização auxiliar para assegurar o funcionamento e ordenamento de funções dentro dos setores da instituição. Entre as organizações auxiliares das escolas estão: Associação de Pais e Mestres – APM, Conselho de Escola – CE e Grêmio Estudantil – GE. Por serem instrumentos de fiscalização e execução de tarefas junto à comunidade escolar, essas organizações exercem um papel importante para o desenvolvimento da escola. Entre as organizações auxiliares, o Grêmio Estudantil é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola.
O Grêmio Estudantil: Além de ser uma organização sem fins lucrativos, tem a finalidade de representar os interesses dos estudantes, defender os valores cívicos, educacionais, desportivos (atividade física, recreação, competições, etc.), valores sociais e culturais. Atuando no Grêmio Estudantil, permite que o integrante defenda seus direitos e interesses, aprende ética e cidadania na prática. Faz com que os alunos debatam, desenvolvam e fortaleçam diversas possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.
O Grêmio é considerado um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos. Portanto, ao criar tal espaço de participação, o grêmio estudantil oferece aos alunos a possibilidade de transformarem a sua realidade, lutarem por seus direitos e exercerem a sua cidadania.
O objetivo principal do Grêmio Estudantil é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua instituição de ensino através de organização projetos, campeonato escolar, palestras e promovendo discussões. Permitindo que eles tenham voz ativa e participem, juntamente com os pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores, de toda programação e da construção de novas normas e regras desenvolvidas dentro da escola.
O Grêmio Estudantil também tem a função de expor as opiniões e ideias dos alunos dentro da administração da instituição de ensino.
...