A gestão de empresas do setor elétrico da Amazônia Ocidental como ferramenta para reduzir custos
Seminário: A gestão de empresas do setor elétrico da Amazônia Ocidental como ferramenta para reduzir custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fernanda.souza.v • 24/3/2014 • Seminário • 742 Palavras (3 Páginas) • 362 Visualizações
Estudo de caso – Sistema de gestão para empresas do setor elétrico da Amazônia ocidental como instrumento de redução de custos
Planejamento
Através de uma observação, percebeu-se que a empresa CEAM estava com seus custos elevados devido a não regulamentação das normas do sistema de gestão ambiental da empresa, recebendo constantemente multas por não possuir um sistema de gestão ambiental eficaz e por não cumprir algumas leis ambientais.
Para solucionar seus problemas, a empresa pretende regularizar seu sistema de gestão ambiental. Tal sistema deverá ter interface com o sistema de informações contábeis, permitindo ao gestor, não só conhecer o custo ambiental global, mas conhecer a natureza de cada um, possibilitando atuar na causa dos problemas que representem maior custo na sua estrutura contábil, buscando assim a eficiência e a responsabilidade ambiental.
Para um melhor planejamento de implantação do sistema, foram realizadas pesquisas de campo e levantamentos em formulários próprios, com o objetivo de inventariar os processos e seus respectivos resíduos gerados, e constar no mínimo o que determina a Resolução CONAMA 6/8.
Foram necessários também, um levantamento contábil dos custos realizados com meio ambiente, independente dos mesmos serem provenientes de imposição legal, como o licenciamento ambiental, ou custos assumidos, como os custos com companhas de cunho educativo.
Diagnostico Ambiental
Dentre os processos para a implantação do sistema de gestão ambiental, esta o diagnostico, que é de suma importância para que a empresa identifique nos seus processos os impactos ambientais gerados nos diversos departamentos, sejam produtivos, operativos ou administrativos.
Na implantação de um sistema de gestão ambiental, procura-se estabelecer um conjunto de ações que venham trazer benefícios para a empresa, por meio da diminuição de causas que possam contribuir com eventos que venham gerar um impacto negativo no meio ambiente, diminuindo em custos com impactos negativos sobre o resultado financeiro.
Per meio de uma analise, percebemos que a empresa CEAM possui muitos aspectos que são prejudiciais para o seu sistema de gestão ambiental como para o meio ambiente, tais como: resíduos de óleo vazado, óleo combustível decantado, agua drenada para a galeria de aguas pluviais, agua contaminada com óleo e liquido desengraxante e óleo contaminado com resíduos, que podem vir a gerar impactos ambientais como: contaminação do solo, lençol freático, córregos e vegetação.
Politica ambiental, implantação e operação.
Atualmente a atividade que causa ou venha causar dano ao meio ambiente, decorrente da operação em não conformidade legal, poderá ser onerado de forma tangível por valores desembolsados com multas.
De acordo com a empresa CEAM, para editar possíveis multas e garantir uma implantação de um sistema de gestão eficaz, esta sendo implantado uma politica capas de evitar o ônus decorrente da degradação do meio ambiente por poluição, deverá no mínimo trabalhar 4 (quatro) aspectos considerados os principais, que são: a prevenção, o monitoramento, a recuperação e a reciclagem.
Estes programas devem ser monitorados por meio de
...