A gestão do conhecimento
Resenha: A gestão do conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Josydviana • 6/11/2013 • Resenha • 263 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
Niterói 19 de abril de 2013
TRABALHO COMPLEMENTAR REFERENTE À AULA DO DIA 23-04-2014
A Gestão do Conhecimento, do inglês KM - Knowledge Management é uma disciplina que tem suscitado cada vez mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância.
Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.
O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.
Fonte : WIKIPÉDIA
Algumas empresas investidoras na Gestão do Conhecimento:
1. Petrobrás
2. Vale
3. Michelin
4. Rede Globo
5. Daiichi Sankyo
6. Nokia
7. Natura
ATIVIDADE EM GRUPO:
Conforme o capítulo 6 da PLT: “O conhecimento tornou-se o meio de produção por excelência e ele é propriedade não só da organização; mas sim do trabalhador do conhecimento.”
Dentro deste novo contexto da era do conhecimento; pesquise na internet uma das empresas acima (sorteio das empresas entre os grupos); citando exemplos de investimentos na área de Gestão do Conhecimento.
Este Trabalho será apresentado na próxima aula; dia 30-04 e valerá 2 pontos de participação.
Bom estudo!
...