A retomada do pensamento jurídico e a formação de um novo advogado - Chamadas SP direitas
Artigo: A retomada do pensamento jurídico e a formação de um novo advogado - Chamadas SP direitas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: acssousa • 20/8/2014 • Artigo • 646 Palavras (3 Páginas) • 315 Visualizações
Buscando inserir-se no ensino e na pesquisa do Direito de forma diferenciada, desde 2005 a Escola de Direito de São Paulo oferece um curso jurídico que inova o modelo de ensino. Com métodos diversificados, o curso capacita o profissional na solução de problemas complexos e na construção de novos institutos jurídicos, em favor da diversidade de demandas presentes na sociedade.
Os desafios da DIREITO SP são, portanto, o da renovação do pensamento jurídico e a formação de um novo jurista que ao mesmo tempo seja cosmopolita e intérprete de sua realidade e que seja capaz de contribuir para o desenvolvimento econômico, mas dotado de um profundo senso de responsabilidade social.
Diferenciais
Novas metodologias de ensino
Grade curricular contemporânea
Oficinas e Clínicas de Prática Jurídica
Atividades Complementares
Feira de Estágios
Competições Internacionais
Dupla Graduação em Direito e Administração
Internacionalização
Professores disponíveis em tempo integral
Programa de Bolsas de Estudo
Vestibular diferenciado
A palavra "direito" possui mais de um significado correlato:
é o sistema de normas de conduta criado e imposto por um conjunto de instituições para regular as relações sociais:2 é o que os juristas chamam de direito objetivo. É a que os leigos se referem quando dizem, por exemplo, "o direito proíbe a poligamia". Neste sentido, equivale ao conceito de "ordem jurídica". Este significado da palavra pode ter outras ramificações:
é o sistema ou conjunto de normas jurídicas de um determinado país ou jurisdição que definem o comportamento exigível a cada cidadão no interior desse território, tendo em vista, fundamentalmente:
- eliminar os conflitos de interesse que possam surgir entre os elementos dessa sociedade, e
- assegurar entre eles uma adequada colaboração em ordem à realização dos fins sociais3 , é este o sentido quando dizemos, por exemplo: o direito português; ou
é o conjunto de normas jurídicas de um determinado ramo do direito ("o direito penal", "o direito de família").
é a faculdade concedida a uma pessoa para mover a ordem jurídica a favor de seus interesses:2 é o que os juristas chamam de direitos subjetivos. É a que os leigos se referem quando dizem, por exemplo, "eu tenho o direito de falar o que eu quiser" ou "ele tinha direito àquelas terras".
é o ramo das ciências sociais que estuda o sistema de normas que regulam as relações sociais: é o que os juristas chamam de "ciência do direito". É a que os leigos se referem quando dizem, por exemplo, "eu preciso estudar direito comercial para conseguir um bom emprego".
Apesar da existência milenar
...