A ÉTICA PROFISSIONAL
Por: eliton20 • 20/11/2018 • Resenha • 830 Palavras (4 Páginas) • 292 Visualizações
FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE - FAINOR
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DA PRODUÇÃO
“ÉTICA PROFISSIONAL”
Antônio Lopes de Sá
Prof. Adriana Lopes
Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR
Bacharelado em Engenharia de Produção - Ética profissional.
18/11/2018
RESUMO
O presente trabalho caracteriza pela atuação da ética e da responsabilidade do indivíduo em relação à sua profissão e ao ambiente de trabalho e os principais pontos a ética profissional, como o Código de ética e os mandamentos da mesma, mostrando suas importâncias para o ambiente de trabalho e as relações desenvolvidas.
Palavras-chave: Ética Profissional, Código de ética
1 INTRODUÇÃO
A ética profissional sem sombras de dúvida é uma das áreas de conhecimento mais importante para o ambiente organizacional, pois estuda os comportamentos morais praticados pelo empregador, quanto pelo empregado nas relações trabalhistas.
O trabalhador de qualquer área, no exercício da sua profissão, precisa ter compromisso moral com o indivíduo, cliente, empregador, organização e com a sociedade, com deveres e responsabilidades indelegáveis. Deve cumprir as obrigações e os deveres impostos pelo empregador, bem como pela profissão que escolheu exercer.
Os valores empresariais constituem a referência que deve inspirar a conduta de todos os empregados e empregadores em qualquer ambiente organizacional, e eles devem basear-se no respeito mútuo entre todas as pessoas (empregado, empregador, clientes, fornecedores) envolvidas com a atividade fim da empresa perante a sociedade como um todo.
2 LIDERANÇA E ETICA PROFFISSIONAL
A liderança tem papel fundamental nas organizações, ela é capaz de influenciar o clima organizacional da empresa e de motivar a sua equipe de trabalho. Líder não é aquele que abusa do poder, e sim aquele que se torna um funcionário capaz de tornar o ambiente mais produtivo e que influencia a sua equipe de forma solidária e positiva.
A ética também deve estar presente na figura da liderança, tendo em vista, a finalidade do cargo. Um líder deve ser justo, honesto e imparcial, ou seja, jamais criar distinções entre os colaboradores, seja por qualquer motivo. E, sempre que possível pensar no bem estar de todos, tanto da empresa, colaboradores, fornecedores e clientes.
Para Maximiano (2000), “estilo de liderança é a forma como o líder se relaciona com os integrantes da equipe, seja em interações grupais ou pessoas a pessoas”. Durante os anos, a presença de um líder autoritário, que visava apenas o lucro, vem mudando perante a sociedade. Líderes hoje são capazes de tirar o melhor de todos da sua equipe, sem abusar de seus comandados.
3 ETICA NAS PROFISSÕES
A ética está presente em todos os lugares onde há um convívio social. Num ambiente de trabalho não é diferente; haverá́ uma organização traçando normas, regras e preceitos de convívio social de forma a atingir a excelência empresarial e profissional. Em cada profissão há um interesse social a alcançar. Por exemplo, o médico, por meio de seus conhecimentos de saúde, busca constantemente a cura de um enfermo que se encontra sob seus cuidados. O advogado busca incessantemente, usando seus conhecimentos jurídicos e do devido pro- cesso legal, os direitos de seu cliente e assim por diante. Embora cada profissão regulamentada exija seu próprio código de ética, com atribuições, direitos e deveres específicos a cada ramo de atividade, existe uma série de preceitos e princípios éticos que são norteadores, senão em todas, na grande maioria das profissões,
...