ABERTURA DE EMPRESA
Trabalho Escolar: ABERTURA DE EMPRESA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilinhat30 • 27/11/2013 • 688 Palavras (3 Páginas) • 324 Visualizações
1. Providenciar a elaboração do contrato Social
A primeira tarefa é elaborar o contrato social da empresa. O contrato social é o documento que define quem é dono da empresa e descreve suas atividades principais. Se você é micro ou pequeno empresário não é necessário que um advogado assine o contrato. A sociedade limitada é o tipo de empresa mais adequado a um pequeno negócio, por separar claramente o patrimônio da empresa do patrimônio dos sócios.
2. Providenciar o registro na Junta Comercial
Depois, você deve registrar o contrato social da empresa na Junta Comercial, tornando públicas informações como quem são os sócios e a atividade-fim da empresa. Este passo tornou-se obrigatório para todo tipo de empresa, de acordo com o Código Civil de 2002.
3. Obter o CNPJ
O terceiro passo é obter o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. No Brasil, todas as pessoas jurídicas devem ter seu CNPJ, documento usado pelo governo federal para arrecadar tributos e conceder subsídios. O procedimento é o mesmo para todas as empresas, não importando o tamanho, o setor ou a localidade. Você envia pela internet uma ficha cadastral e depois manda por correio documentos, incluindo a cópia do contrato social registrado na Junta Comercial. Depois que a Secretaria da Receita Federal recebe os documentos, passa em média dez dias útil para a inscrição do novo CNPJ ser disponibilizada na internet. A Receita Federal adverte que o empresário pode levar mais tempo, caso as informações enviadas pela internet e as que constam nos documentos não forem às mesmas.
Ribeirão Preto/SP
2013
Importantes:
ESTRUTURA: A estrutura básica deve contar com uma área mínima de 60 m2, que pode ser divida em dois ambientes, separados por um balcão/prateleira. No fundo da loja deverá ser a área destinada ao estoque, e a outra área deve ser destinada aos balcões e prateleiras para exposição dos produtos e atendimento ao público.
EQUIPAMENTOS: Os equipamentos que compõem uma papelaria são: - Balcões, prateleiras, gôndolas, etc.- Móveis e utensílios do administrativo; - Computadores, telefone, fax, Caixa registradora, etc.
INVESTIMENTO: O investimento pode girar em torno de R$ 40 Mil.
PESSOAL: O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo este ter entre 2 e 4 funcionários, distribuídos entre balconistas, ajudantes e caixas.
ESTOQUE. É importante controlar bem as quantidades do estoque inicial. Não só para evitar mercadorias encalhadas, como também para ter a chance de redefinir a linha de produtos, se necessário.
DIVERSIFICAÇÃO. Vale observar que por conta do grande crescimento do mercado de informática, muitas papelarias estão se readaptando, no sentido de acompanhar estas transformações e garantir seu espaço.
Ribeirão Preto/SP
2013
2.1.2 Quem fará o quê?
Da mesma maneira em
...