TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACADEMIA DE HISTÓRIA CONFERÊNCIA-PALM ÁRVORES

Tese: ACADEMIA DE HISTÓRIA CONFERÊNCIA-PALM ÁRVORES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  2.518 Palavras (11 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 11

Boa tarde pessoal, como os 2 times fizeram aniversário recentemente (Palmeiras 26/08 e Corinthians 01/09) foi levantada uma questão que sempre nessas datas é levantada e muitos entendem de forma errada e sem base alguma.

A fundação dos dois clubes será detalhada à seguir para que fique claro para ambos os torcedores já que muitos Corinthianos acreditam que o Palestra Itália foi fundado por pessoas ligadas ao Corinthians que sairam da administração do Corinthians para fundar outro clube...

Vamos aos FATOS:

O texto abaixo é longo, mas deve ser lido na sua íntegra, para que saibam sobre a origem do Palestra Itália.

O nosso amigo Jota Roberto Christianini - Diretor do Departamento de Acervo Histórico e Memórias da S.E. Palmeiras e conselheiro do clube, enviou o material abaixo, de autoria do amigo e historiador Luciano Pasqualini - da Academia da História Palestra-Itália. Essa é a verdadeira história da criação do Palestra Itália/Socuedade Esportiva Palmeiras e deve ser difundida junto à coletividade palestrina-palmeirense, via orkut, blogs, twitter e outros canais importantes:

A Fundação do Palestra Itália

POR LUCIANO PASQUALINI

ACADEMIA DA HISTÓRIA PALESTRA-PALMEIRAS

Este documento foi elaborado originalmente em fevereiro de 2006, fruto do trabalho de pesquisas às diversas fontes históricas existentes, incluindo livros, revistas, jornais e publicações especiais, bem como entrevistas realizadas pela Academia com personagens vivos da história, incluindo descendentes diretos dos fundadores do Palestra Itália.

O objetivo deste estudo foi o de pesquisar qualquer vinculo existente entre as fundações do Palestra Itália e do Sport Club Corinthians Paulista, citado eventualmente por algumas fontes, mas sempre desvinculados de qualquer fundamentação histórica, ora tratado como lenda, ora tratado como fato.

Todos os grandes trabalhos de registro histórico publicados sobre os dois clubes foram consultados, incluindo diversos livros antigos fora de circulação, e publicações especializadas. Atas iniciais do Palestra Itália também foram objeto de pesquisa.

O resultado deste trabalho é apresentado de forma resumida nas páginas a seguir, registrando apenas os fatos objetivos e fundamentados encontrados nas pesquisas, incluindo a relação de fundadores do Corinthians, cujos nomes foram cruzados com uma lista de 429 nomes de fundadores, conselheiros e sócios dos 6 primeiros anos do Palestra Itália, sem que fosse encontrado qualquer nome em comum.

O que temos aqui é um retrato verdadeiro aos fatos históricos, que fica à disposição de qualquer registro novo, que possa ser trazido à luz por algum historiador dos dois clubes, mas que diante do esgotamento das fontes de pesquisa se torna a versão real da fundação do Palestra Itália, difundida pela Academia de História do Palestra-Palmeiras.

Obrigado.

---

Corinthians – Fundação e Origens

Fundação: 01/09/1910

Origens: Em 1910, operários do bairro de Bom Retiro, praticavam o futebol em clubes da várzea local. Uma destas equipes, o Botafogo, acabou sendo extinto por determinação policial, motivada pelas constantes brigas em que se envolvia.

Entre os ex-jogadores do Botafogo, encontravam-se os jovens que se tornariam fundadores do Corinthians. Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira, Rafael Perrone, Anselmo Correia e Carlos Silva, que no dia 01/09/1910 esperavam o bonde para voltar para casa, na antiga rua dos Imigrantes (atual rua José Paulino, no centro de São Paulo), quando, sob a luz de um poste de iluminação a gás, tomaram a decisão de fundar o novo clube.

Após reuniões realizadas no salão do barbeiro Miguel Bataglia [futuro presidente do Corinthians], Joaquim Ambrósio sugeriu o nome de Corinthians, inspirado na excursão semanas antes do Corinthian Casuals da Inglaterra, com ótima performance em campos paulistanos. Outras sugestões de nome, como Santos Dumont e Carlos Gomes, participaram da votação que definiu Corinthians como o nome oficial.

Os destaques que marcam a fundação do Corinthians são:

a) O objetivo inicial era a criação de uma nova equipe de futebol, para continuar atuando na várzea paulistana [até porque era sabido por todos que a Liga da elite tinha enorme preconceito de equipes populares da várzea].

b) A característica comum que reuniu os fundadores e atraiu os primeiros simpatizantes, era serem operários da região do Bom Retiro, notadamente da “São Paulo Railway”. A origem étnica não era o referencial, mas sim a classe social [trabalhadores] e a região de origem [Bom Retiro], havendo espanhóis, portugueses, italianos e até mesmo ingleses entre os fundadores e pioneiros, entre eles:

§ Ambrósio, Joaquim

§ Bataglia, Miguel

§ Bataglia, Salvador

§ Campbell, Jorge

§ Correia, Anselmo

§ Desiderio, Afonso

§ Lopomo, Salvador

§ Lotito, Emilio

§ Magnani, Alexandre

§ Nunes, Antonio Alves

§ Pereira, Antônio

§ Perrone, Rafael

§ Silva, Carlos

§ Silva, João da

§ Teixeira, Alfredo

§ Valente, Felipe

S.S. Palestra Itália – Fundação e Origens

Fundação: 26/08/1914

Origens: Em 1914 já havia vários clubes italianos na cidade, que tinha 25% da população vinculada à colônia, mas eram todos varzeanos, clubes de operários que praticavam o futebol pelos campos disponíveis da cidade. Nas ligas da elite paulistana desfilavam apenas equipes representantes dos ingleses [como o Mackenzie], escoceses [Scottish Wanderers], alemães [Germânia] e da burguesia da cidade [como Paulistano e São Bento].

Neste ano, a primeira visita de equipes italianas ao Brasil, [simultaneamente a Pró-Vercelli e o Torino], mobilizaram a colônia, que se encheu de orgulho ao ver os campeões italianos enfrentarem imponentemente as equipes da elite paulista.

É neste contexto que uma fagulha fomentou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com