TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACESSIBILIDADE PARA IDOSOS NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE / UNEB / Campus I

Trabalho Universitário: ACESSIBILIDADE PARA IDOSOS NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE / UNEB / Campus I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/7/2014  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 4

ACESSIBILIDADE PARA IDOSOS NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE / UNEB / Campus I

1. INTRODUÇÃO

Implantado em agosto de 1995 na forma de Grupo de Trabalho da Terceira Idade – GTTI atendia, inicialmente, 60 idosos. Em 1998, o GTTI ampliou sua atuação e se transformou em Universidade Aberta à Terceira Idade - UATI, atendendo, atualmente, 800 pessoas em Salvador.

Com base nas políticas governamentais voltadas para a questão do idoso com o compromisso de intensificar ações que condicionem melhor acessibilidade, tendo em vista que a população brasileira e baiana vem apresentando maior expectativa de vida, conforme dados do IBGE.

A Universidade Aberta à Terceira Idade – UATI é um Programa de extensão universitária que se caracteriza como um programa de educação continuada não formal; atende a pessoas de ambos os sexos de qualquer nível sócio - educacional cuja faixa etária seja igual ou superior a 60 anos, objetivando a reinserção psicossocial para o pleno exercício da cidadania e desenvolvendo ações educativas de caráter permanente; tem o propósito de, sob a ótica da Pedagogia Social, estimular a reflexão sobre as diversas concepções de velhice no cenário da contemporaneidade.

2. PROBLEMA (HIPÓTESE)

A acessibilidade adequada é indispensável em qualquer ambiente onde pessoas com baixa mobilidade ou deficiências visando que sua adaptação e locomoção sejam viabilizadas eliminando assim as barreiras existentes.

Em análise e observação da área externa da Universidade Aberta à Terceira Idade/Campus I foi verificada que a pavimentação é inadequada, sem declive sinalizado; a escada de acesso ao andar superior sem piso antiderrapante, falta de cobertura e corrimão inadequado e sem iluminação de segurança de patamares para descanso, além de falta de rampa de acesso.

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Contribuir para a busca e execução de melhorias na área externa da Universidade Aberta à Terceira Idade – UATI / UNEB /Salvador.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Evidenciar dificuldade de acesso dos idosos ao ambiente;

 Sugerir adequações nos passeios existentes;

 Proporcionar uma condição de acessibilidade mais favorável ao público – alvo.

4. METODOLOGIA

A acessibilidade será desenvolvida a partir da realidade vivida por pessoas com idade igual ou superior a 60 anos frequentadoras da Universidade Aberta à Terceira Idade – UATI/UNEB/Salvador; no que diz respeito à locomoção e mobilidade.

É necessário proporcionar ambientes acessíveis e comuns a todos, onde possam exercer o seu direito básico de ir e vir, criar ferramentas para reduzir barreiras físicas e minimizar as dificuldades na utilização dos equipamentos, oferecendo condições de igualdade às pessoas com ou sem deficiência, suficiente para cadeirantes e sinalizações para destacar os dois níveis do passeio e facilitar o acesso dos idosos, principalmente para os alunos portadores de necessidades especiais.

A construção de rampas é uma solução excelente e definitiva quando aplicada a pequenos desníveis, atendendo as especificações aprovadas pela norma NBR9050, com inclinação máxima que varia conforme o desnível existente na área de adequação, para tanto, quanto maior o desnível, menor a inclinação, nas seguintes especificações: piso antiderrapante, largura mínima de 1,20m, sinalização com piso Tátil, corrimãos duplos em ambos os lados e rodapés com altura mínima de 5,0 cm.

A escada deve ser modificada com adequações necessárias tais como: piso antiderrapante, além de patamares para descanso, corrimão de boa (empunhadura), iluminação de segurança.

Existe a estrutura para instalação de um elevador para acesso do pavimento térreo ao primeiro andar, mas o equipamento não foi adquirido pela Universidade até o momento.

A área externa de acesso não tem pavimentação, quando chove ficam as poças de água, formando lamaçais; a referida área é também utilizada como estacionamento de veículos dificultando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com