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AD Sociologia Unisul

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Por:   •  9/2/2014  •  1.914 Palavras (8 Páginas)  •  580 Visualizações

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Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Sociologia

Curso: Administração

Professor: Elvis Dieni Bardini

Nome do aluno: Rodrigo Luiz Foss

Data: 19 de fevereiro de 2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

As reflexões acerca das relações humanas em grupo nos remetem à Antiguidade, quando as primeiras tentativas de compreender os fenômenos sociais baseavam-se na imaginação e especulação míticas. No entanto, o estudo sistemático de caráter científico só foi desenvolvido a partir do século XIX configurando neste contexto duas escolas clássicas da Sociologia: a estrutural-funcionalista ou positivista e a histórico-crítica. Desta forma, com base nos estudos sobre o principal referencial teórico da escola histórico-crítica, analise e relacione o texto e o vídeo que segue (vide atalho indicativo) utilizando em sua argumentação, no mínimo, uma citação direta do livro didático (5.0 pontos). (Sua resposta deve ter de 15 a 25 linhas)

Se Os Tubarões Fossem Homens (Bertold Brecht)

Se os tubarões fossem homens, eles fariam construir resistentes caixas do mar, para os peixes pequenos com todos os tipos de alimentos dentro, tanto vegetais, quanto animais.

Eles cuidariam para que as caixas tivessem água sempre renovada e adotariam todas as providências sanitárias, cabíveis se, por exemplo, um peixinho ferisse a barbatana, imediatamente ele faria uma atadura a fim que não morressem antes do tempo.

Para que os peixinhos não ficassem tristonhos, eles dariam cá e lá uma festa aquática, pois os peixes alegres têm gosto melhor que os tristonhos.

Naturalmente também haveria escolas nas grandes caixas, nessas aulas os peixinhos aprenderiam como nadar para a goela dos tubarões. Eles aprenderiam, por exemplo, a usar a geografia, a fim de encontrar os grandes tubarões, deitados preguiçosamente por aí. Aula principal seria naturalmente a formação moral dos peixinhos.

Eles seriam ensinados de que o ato mais grandioso e mais belo é o sacrifício alegre de um peixinho, e que todos eles deveriam acreditar nos tubarões, sobretudo quando esses dizem que velam pelo belo futuro dos peixinhos. Se encucaria nos peixinhos que esse futuro só estaria garantido se aprendessem a obediência.

Antes de tudo os peixinhos deveriam guardar-se antes de qualquer inclinação baixa, materialista, egoísta e marxista e denunciaria imediatamente aos tubarões se qualquer deles manifestasse essas inclinações.

Se os tubarões fossem homens, eles naturalmente fariam guerra entre sí a fim de conquistar caixas de peixes e peixinhos estrangeiros. As guerras seriam conduzidas pelos seus próprios peixinhos. Eles ensinariam os peixinhos que entre eles os peixinhos de outros tubarões existem gigantescas diferenças, eles anunciariam que os peixinhos são reconhecidamente mudos e calam nas mais diferentes línguas, sendo assim impossível que entendam um ao outro.

Cada peixinho que na guerra matasse alguns peixinhos inimigos Da outra língua silenciosos, seria condecorado com uma pequena ordem das algas e receberia o título de herói.

Se os tubarões fossem homens, haveria entre eles naturalmente também uma arte, havia belos quadros, nos quais os dentes dos tubarões seriam pintados em vistosas cores e suas guelas seriam representadas como inocentes parques de recreio, nos quais se poderia brincar magnificamente.

Os teatros do fundo do mar mostrariam como os valorosos peixinhos nadam entusiasmados para as guelas dos tubarões.

A música seria tão bela, tão bela que os peixinhos sob seus acordes, a orquestra na frente entrariam em massa para as goelas dos tubarões sonhadores e possuídos pelos mais agradáveis pensamentos . Também haveria uma religião ali.

Se os tubarões fossem homens, ela ensinaria essa religião e só na barriga dos tubarões é que começaria verdadeiramente a vida.

Ademais, se os tubarões fossem homens, também acabaria a igualdade que hoje existe entre os peixinhos, alguns deles obteriam cargos e seriam postos acima dos outros.

Os que fossem um pouquinho maiores poderiam inclusive comer os menores, isso só seria agradável aos tubarões pois eles mesmos obteriam assim mais constantemente maiores bocados para devorar e os peixinhos maiores que deteriam os cargos valeriam pela ordem entre os peixinhos para que estes chegassem a ser, professores, oficiais, engenheiro da construção de caixas e assim por diante.

Curto e grosso, só então haveria civilização no mar, se os tubarões fossem homens.

Fonte: http://resistir.info/brecht/tubaroes_homens.html

Atalho para vídeo: "MANIFESTATOON":

http://www.youtube.com/watch?v=EaVbYyky-Bw

RESPOSTA: No texto fica evidente a influência do Positivismo, pois mostra que a mentalidade do grupo não é a mesma coisa que a mentalidade individual. O estado de consciência coletiva não é a mesma coisa que o estado de consciência individual e um pensamento encontrado em todas as consciências particulares ou um movimento que se repete por todos, não é, em si, um fato social. Para ter um caráter social, é necessário que sua origem esteja na coletividade e não nos membros da sociedade. A exterioridade do fato social é dada pela possibilidade de entendê-lo como objeto de observação, independentemente das ações dos indivíduos. Evidentemente o vídeo mostra a influência histórico-crítica, pois fica clara a luta entre a burguesia e o proletariado. Na verdade, Marx reconhece no capitalismo apenas duas classes, a burguesia e o proletariado, o que seria para ele uma simplificação, se comparada ao sistema feudal de produção. Ele usa algumas vezes o termo “pequena burguesia”

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