AD Unisul Administraçao
Dissertações: AD Unisul Administraçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sgtpalumbo • 3/9/2014 • 940 Palavras (4 Páginas) • 232 Visualizações
China Telecom adere ao planejamento de recursos empresariais
A China Telecom, a maior operadora de comunicações de telefonia fixa do mundo, surgiu de uma remodelação da estatal China Telecommunications corporation. Hoje, emprega em todo o território chinês 350 mil trabalhadores que atuam em suas operações de redes de telefonia fixa domésticas e internacionais; serviços de informação, voz e dados por telefonia fixa; e na compensação de contas internacionais. Apesar da forte concorrência representada pelos serviços de telefonia móvel, a empresa vem mantendo um crescimento vigoroso.
Em 2002, a China Telecom tornou-se uma empresa de capital aberto com ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York. Nesse mesmo ano, os Estados Unidos concederam à empresa licença para fornecer serviços de internet e telefonia internacional entre os dois países. Esses passos fazem parte da transição de uma empresa estatal, à moda antiga, para uma empresa moderna, fundamentada em lucros maiores e base de clientes mais ampla. No entanto, para se firmar como um peso pesado das telecomunicações internacionais, a China Telecom teve de resolver vários problemas. Em primeiro lugar, a empresa precisava de uma infra-estrutura de TI de última geração. Em segundo lugar, precisava atender às exigências internacionais de prestação de contas que recaem sobre as empresas de capital aberto. Em terceiro lugar, precisava integrar todas as suas funções empresariais e permitir o gerenciamento em tempo real. Juntas, essas iniciativas aumentariam a eficiência organizacional, o controle das operações internas e a colaboração entre os diferentes departamentos.
Em busca de uma solução, a China Telecom decidiu investir em um software de planejamento de recursos empresariais (ERP). A empresa poderia ter desenvolvido seu próprio software para interligar as diferentes funções empresariais e unidades organizacionais, mas isso levaria muito tempo e sairia bastante caro. Era muito mais fácil comprar um pacote de software (ERP) de um fornecedor reconhecido. O software se baseia nos processos de negócios de melhores práticas, os quais ajudam a empresa a atender às exigências internacionais de prestações de contas.
De acordo com Shiping Liang, diretor da divisão de aplicações da China Telecon, a empresa escolheu o ERP mySAP, da SAP, como sistema central devido às suas incomparáveis funcionalidade e capacidade de integração. Entre os processos de negócios essenciais da China Telecom que o ERP mySAP apóia estão gerecniamento de projetos de engenharia, finanças, controlling, seleção de fornecedores e gerenciamento de capital humano. O módulo financeiro do ERP da SAP lida com diversos mercados, moedas e idiomas locais, inclusive chinês. O módulo de gerenciamento de capital humano, por sua vez, automatiza os processos de recursos humanos e os integra em escala global. O software atende às exigências regulatórias de mais de 50 países.
Para promover a integração de dados, a China Telecom também adotou dois componentes do SAP Netweaver: o SAP Business Intelligence (SAP BI) e o SAP Enterprise Portal (SAP EP). O SAP Netweaver usa serviços Web e XML para interligar o sistema integrado aos sistemas legados da empresa, a fim de criar novas aplicações interfuncionais. O SAP Enterprise Portal proporciona um ponto de acesso único aos dados provenientes de múltiplos sistemas, de maneira que o usuário possa visualizá-los de uma só vez. Já o SAP Business intelligence possui recursos de data warehouse para integrar os dados empresariais provenientes de múltiplas fontes e, assim, produzir relatórios referentes à empresa inteira.
Após consultar uma série de fornecedores, a China Telecom escolheu o hardware da Hewlett-Packard(HP) para rodar sue software ERP, devido à sua escalabilidade,
...