ADA FILOSOFIA JURÍDICA
Pesquisas Acadêmicas: ADA FILOSOFIA JURÍDICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Digo2210 • 22/3/2015 • 3.932 Palavras (16 Páginas) • 320 Visualizações
ADA DE FILOSIFIA E ÉTICA JURÍDICA
OS SOFISTAS
Sofistas ( 470 a 475 A.C ) , vem da palavra Sofia , eram estrangeiros , ou seja , não eram gregos , que ensinavam gramática , astronomia , geometria , música e a arte da oratória.
Esse conhecimento era importante , devido a democracia direta , ´s para os cidadãos atenienses , ( não eram considerados cidadãos atenienses : os estrangeiros , os escravos e as mulheres ).
Características dos Sofistas :
Etimologia , a arte da oratória ( poder de persuasão ) , democracia direta ( sem representantes ) , recebiam dinheiro pelos ensinamentos que ministravam , o que era alvo de críticas , praticavam o ensino desligados de preocupação ética , o que importava era vencer o argumento ( persuasão oral ).
Sofistas mais conhecidos :
Pitágoras e Georgias
Pitágoras : Defendia que o homem era a medida de todas as coisas ( egocentrismo )
Georgias: Foi radicalmente oposto a natureza e utilizava como ninguém a argumentação ( saída estratégica ).
Dado o poder de argumentativo de defender teses antagônicas , os sofistas são considerados os primeiros advogados do mundo ocidental.
Os sofistas tinham a postura “soberba” ( carbotino ) , demonstrando tudo conhecer.
A maior contribuição foi a introdutória , retórica argumentativa cativante e persuasiva a fim de conhecer a plateia ( linha positiva ).
Foram duramente criticados por Sócrates e Platão , mais tiveram relevante contribuição para a evolução do conhecimento.
-------------------------------------------------------------------------------------------O CONCEITO DE JUSTIÇA EM SÓCRATES E PLATÃO
Sócrates ( 470 a 331 A.C )
Sócrates nunca escreveu , tudo o que ele produziu foi passado por seu discípulo mais ilustre , Platão.Sábio e humilde , Sócrates não era um burocrata ,enquanto a voz da corrente pregava o engrandecimento do homem pelo acúmulo material, Sócrates estudava Aretê ( virtude , elemento de essência dos heróis gregos )
“ o conhecimento é a maior virtude , só por ignorância o homem comete o mal , pois o homem é sábio e virtuoso” , tinha o apelido de “ O parteiro ” de almas , em homenagem a sua mãe que era parteira.
Lema : “ Conhece a ti mesmo ” ( frase atibuída a Thales de Mileto , inscrita do tempo de Delfos)
Para aplicar a máxima , ele utilizava-se da dialética Socrática : ironia e maiêutica.
Ironia : Nesta parte o filósofo se expressava por indagações , parecendo indicar o oposto do que pensava seu interlocutor , compelindo-o a mergulhar na sua compreensão de algo , despindo ( revelando ) eventuais preconceitos arraigados ( enraizados ).
Maiêutica : Já com a dúvida instalada , no ânimo do interlocutor , Sócrates auxiliava-o a conhecer ( fazer brotar ) uma nova noção daquela idéia mais próxima da verdade.
“ Não sou eu o sábio em nenhum grau e não tenho , em minha posse , nenhuma criação de minha que minha alma tenha parido”
Para Socrátes justiça é uma virtude e a injustiça, um vício da alma. Aquele que vive bem é feliz e afortunado e o que vive mal, o contrário, portanto, o justo é feliz e o injusto infeliz, e não é vantajoso ser infeliz, mas ser feliz.
Platão ( 427 a 347 A.C )
Foi o discípulo mais talentoso de Sócrates , viveu 2 fases , a primeira , primados Socráticos e a segunda a criação de sua própria teoria , de família voltada a política , a educação para Platão é a arte do desejo do bem , a condenação injusta de Sócrates mostra com clareza a Platão que o mundo-que-de-fato-é nem sempre coincide com o mundo-ideal-que-deve-ser. Funda em 387 A.C a academia.
Mito da caverna : “ Ao nascer , o homem está encadeado pelos laços da ignorância no fundo de uma caverna.À medida que adquire conhecimentos o home se aproxima do mundo das ideias que o mundo do bem , no mundo ideal , nada se cria , tudo se descobre. ( mundo ideal/mundo sensível ).
Para Platão não tem definição fechada de justiça. Ele procura trabalhar o conceito de justiça envolvendo todo o comportamento do ser humano, portanto podemos dizer que o a definição de justiça em Platão assume um caráter antropológico.
-------------------------------------------------------------------------------------------CONCEITO DE JUSTIÇA EM ARISTÓTELES
Aristóteles ( 384 a 322 A.C )
Foi a academia com 18 anos e lá permaneceu por 20 , filho nicômaco ( “ Só o compromisso com a verdade tipifica o verdadeiro homem” ) , estudo da virtude ( hábitos aos quais saberá realizar as obras que lhe são próprias ) , aceitou o convite de Felipe da Macedônia para educar o príncipe herdeiro Alexandre.
Segundo Aristóteles “ A virtude está no meio das coisas “ ( justo meio – centro ) , sua obra : ética a nicômaco , período em que viveu : 384 a 322 A.C
Justiça para Aristóteles seria a síntese de todas as virtudes em relação ao próximo ( princípio da alteridade ) , a justiça é a virtude da "Eqüidade", que tem por objeto ordenar e dirigir a convivência humana segundo o critério dessa "Eqüidade".
-------------------------------------------------------------------------------------------A NOÇÃO DE UNIVERSALIDADE DA FILISOFIA
Podemos dizer que a tradição filosófica está totalmente baseada no princípio da universalidade. A filosofia nasceu como projeto de chegar à verdade última do mundo, ou seja, à uma realidade absoluta única que fosse o princípio de tudo o que existe em sua multiplicidade.Foi Platão quem estabeleceu o início do imperativo do projeto da universalidade do saber sobre as coisas na filosofia, que depois se estendeu por toda a história da filosofia até hoje. O universal foi estabelecido como o mais elevado em escala de graus relativos ao ser. Quanto mais algo ou uma esfera de realidade está próxima do absoluto universal, tanto mais ser está incorporado nela. Isto tudo foi tremendamente impulsionado pelos estóicos em sua doutrina de que todo ser humano participa do logos universal, embora o entendessem não como uma substância mas como um signo. Assim, o universal passou a ser identificado
...