ADMINISTRACAO FINANCEIRA
Pesquisas Acadêmicas: ADMINISTRACAO FINANCEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mikkk • 3/6/2014 • 660 Palavras (3 Páginas) • 236 Visualizações
GRAJAÚ –MA
SETEMBRO – 2013
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho que realizaremos dentro da disciplina de Administração da Produção e Operações, favorecerá nosso aprendizado sobre assuntos como: Sistema de Produção, cálculos de previsão de demandas, averiguação do aspecto sazonal, planejamento e controle da produção utilizados pelas empresas, gestão de operações em serviços, entre outros.
Com a elaboração desta ATPS estimularemos nossa corresponsabilidade pelo aprendizado eficiente e eficaz promovendo o estudo, a convivência e o trabalho em grupo, desenvolvendo os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
Este desafio irá nos permitir o entendimento dos conceitos e das técnicas de planejamento e controle de projetos. O trabalho em grupo é importante para o desenvolvimento do assunto.
A “função produção” entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em um outro com maior utilidade, acompanha o homem desde sua origem. Quando polia a pedra a fim de transformá-la em utensílio mais eficaz, o homem pré-histórico estava executando uma atividade de produção. Nesse primeiro estágio, as ferramentas e os utensílios eram utilizados exclusivamente por quem os produzia, ou seja, inexistia o comércio, mesmo que de troca ou escambo.
Com o passar do tempo, muitas pessoas se revelaram bastante habilidosas na produção de certos bens, e passaram a produzirem conforme solicitação e especificações apresentadas por terceiros. Surgiram então os primeiros artesãos e a primeira forma de “produção organizada” já que os artesãos estabeleciam prazos de entrega, consequentemente classificando prioridades, atendiam especificações prefixadas e determinavam preços para suas encomendas. A produção artesanal também evoluiu. Os artesãos, em face do grande número de encomendas, começaram a contratar ajudantes, que inicialmente faziam os trabalhos mais grosseiros e de menor responsabilidade. À medida que aprendiam o ofício, entretanto, esses ajudantes se tornavam artesãos.
A produção artesanal começou a entrar em decadência com surgimento da máquina à vapor. Com esta máquina a produção humana foi substituída pela força do máquina. Nos dias de hoje muita coisa mudou, tem-se que produzir de forma acelerada e com um sistema de produtividade competente, para concorrer num mundo globalizado.
2. SISTEMAS DE PRODUÇÃO
2.1 Sistema: um sistema pode ser definido, conforme CHIAVENATO (1983) e BALISTERO AVAREZ (1990), como o conjunto de partes (ou elementos ou órgãos) interagentes e interdependentes, ou seja, dinamicamente inter-relacionados , que, juntos, formam um todo unificado, e que efetuam uma atividade ou função para atingir um ou mais objetos ou propósitos (finalidade do sistema).
2.2 Produção: em uma organização fabril, produção é a fabricação de um objeto material, mediante a utilização da mão de obra, materiais e equipamentos, já em uma prestadora de serviços, produção é o desempenho de uma função que tenha alguma utilidade, MAYER Apub Russomano (2005).
Os sistemas são
...