Administração Financeira E Orçamentaria
Trabalho Universitário: Administração Financeira E Orçamentaria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatasoares25 • 4/4/2013 • 3.718 Palavras (15 Páginas) • 1.378 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
CATALÃO – GO
2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Trabalho apresentado na disciplina de Administração Financeira e Orçamentaria, no 6º período de Administração na Universidade Anhanguera – Uniderp.
CATALÃO – GO
2012
1 - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Com o aumento da competitividade a administração financeira, assim como a empresa, tem passado por muitas mudanças, principalmente quanto a sua função. O foco da administração financeira, na atualidade, deve ser o processo decisório e as ações que afetam este processo, e seu objetivo deve ser a valorização do negócio da empresa (SANVICENTE, 1987).
A gestão financeira são ações e procedimentos administrativos que visão o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados da empresa e aumentar o valor do patrimônio. É muito comum que as empresas deixem de realizar uma adequada gestão financeira. Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa, análise e o planejamento para aperfeiçoar resultados.
Tracy (2000) diz que para sobreviver, uma organização deve gerar caixa suficiente para custear suas operações, ter ferramentas para manter a sua saúde financeira e ser lucrativa. Contudo, antes de se apurar o lucro, é necessário o capital para o custeio das operações e para definir onde o mesmo será aplicado, além disso, é necessário também acompanhar diariamente o fluxo financeiro da empresa (ROSS, WESTERFILD, JORDAN, 1998).
A administração financeira está relacionada com a maneira pela qual uma organização obtém, direciona e controla os seus recursos financeiros, alcançando os objetivos e metas organizacionais. (ZDANOWICZ, 2004).
A importância do gestor da administração financeira fica evidente, pois é ele quem toma as decisões e promove o controle das finanças, mas não deve ser responsabilizado pelo sucesso ou fracasso da organização, pois ele não a administra sozinho.
De acordo com Tracy (2000, p.19), os objetivos organizacionais “[...] dependem do bom desempenho de todas as funções gerenciais.” Zdanowicz (2004) acrescenta ainda que a administração geral da empresa, através de suas políticas, influencia decisivamente na forma como a organização cuida de suas finanças.
O principal papel do administrador financeiro é cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada e saída, e logicamente preservar o retorno exigido pelos acionistas. Neste sentido é necessário buscar um pleno entendimento da administração de caixa da empresa e o custo ao qual este fluxo está submetido. A administração de caixa está intimamente ligada ao ciclo operacional da empresa e o custo de capital ao financiamento deste ciclo.
O fluxo de caixa é uma importante ferramenta de planejamento dos recursos financeiros. De acordo com Groppelli e Nikbakht (1999, p.21),
“fluxo de caixa é uma medida de liquidez da empresa que consiste no lucro líquido mais despesas não desembolsáveis (tais como despesas de depreciação).”
A função da administração financeira é criar mecanismos de análise e controle, orientando e influenciando nas tomadas de decisões, resultando em um retorno financeiro para a empresa sendo que o objetivo da administração financeira está ligado ao objetivo da empresa: maximização de seu lucro e de seus acionistas. (GITMAN, op. cit., p. 16).
...lucro é a melhor medida do sucesso da administração de uma entidade de negócios em uma economia competitiva (Guerreiro, 1989, p. 194).
Firma Individual – É um negócio que opera para seu próprio lucro, pertencendo a uma pessoa. Em trono de 75% de todas as empresas são de firma individual. A firma individual é um pequeno negócio. Os proprietários, juntamente com alguns empregados, operam o negócio. O capital vem de recursos pessoais ou através de empréstimos e são responsáveis por todas as decisões do negócio. O proprietário individual tem responsabilidade ilimitada, o total de seus ativos, não meramente o montante originalmente investido, pode ser exigido para cobrir dívidas de negócios. A maioria opera no setor de vendas por atacado, varejo, serviços e construção.
Sociedade Limitada – Consiste de dois ou mais proprietários operando juntos com fins lucrativos. Sociedades que perfazem em torno de 10% de todos os negócios são tipicamente maiores do que sociedades anônimas. Empresas de finanças, seguros e de bens imóveis são os tipos mais comuns de sociedades. Sociedades de contabilidade de empresa aberta e corretagem de ações muitas vezes têm um grande número de sócios. A maioria das sociedades é estabelecida através de um documento conhecido como contrato social. Em uma sociedade em geral (ou regular), todos os sócios tem responsabilidade ilimitada e cada sócio é legalmente responsável por todas as dívidas da sociedade.
Sociedades Anônimas – É uma entidade de negócios intangível criada por lei. Muitas vezes chamada de “pessoa jurídica”, a sociedade anônima tem o poder de um indivíduo no sentido de que ela pode processar e ser processada legalmente, fazer e ser parte de contratos, assim como adquirir propriedade em seu próprio nome. Apesar de apenas 15% de todos os negócios serem sociedades anônimas, essas são responsáveis por quase 90% das receitas de negócios e 80% dos lucros líquidos. Apesar de as sociedades anônimas estarem envolvidas em todos os tipos de negócios, as empresas industriais são responsáveis pela maior parte das receitas e dos lucros líquidos dos negócios de sociedades anônimas.
SOCIEDADES VANTAGENS DESVANTAGENS
Firma Individual O proprietário recebe todos os lucros, custos organizacionais baixos, renda incluída e taxada na declaração
...