AFERIÇÃO DE VIDRARIA
Casos: AFERIÇÃO DE VIDRARIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 302608 • 22/10/2013 • 777 Palavras (4 Páginas) • 2.443 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS E SUAS APLICAÇÕES I
PROFESSOR: WILSON DE SOUSA BENJAMIN
ALUNO:
RELATÓRIO:
AFERIÇÃO DE VIDRARIA
UBERABA / MG
2º SEMESTRE 2013
INTRODUÇÃO
Aferição, também chamada de calibração, é o ato ou efeito de aferir, de comparar pesos e medidas com seus respectivos padrões.
Os instrumentos podem apresentar imprecisões em suas medidas. Com a Aferição é possível medir precisamente através da densidade e volume de um liquido seguindo o modelo: Densidade = massa / volume.
As vidrarias que foram calibradas são balão de solução, béquer, bureta, proveta e erlenmeyer.
Balão volumétrico é um recipiente de precisão, que possui volume definido a uma dada temperatura. É utilizado para o preparo de soluções de concentração definida e com precisão em laboratório.
Os béqueres São usados na maioria das vezes para fazer reações entre soluções, usadas para dissolver diversas substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e preparar soluções simples.
A bureta é um recipiente cilíndrico de vidro cuja vazão é controlada por uma torneira que pode ser de vidro ou de teflon. Manuseada na vertical com o auxilio de um suporte. Utilizada em titulações volumétricas.
A proveta é um instrumento cilíndrico de medida, que possui uma escala graduada e serve essencialmente para medir líquidos. Possui uma escala de volumes pouco rigorosa, pelo que deve ser utilizada para medidas com pouco rigor.
Erlenmeyer Sua utilização é vasta, podendo ser usado para misturas e soluções, mas a sua utilização mais comum é para a titulação, processo que determina a quantidade de uma determinada substância em uma solução.
OBJETIVO
Determinar o volume real das seguintes vidrarias: balão de solução (50mL), béquer (50mL), bureta (50mL), proveta (50mL) e erlenmeyer (50mL).
MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais utilizados foram:
1. 01 balão de solução
2. 02 Béquer
3. 01 Bureta
4. 01 Proveta
5. 01 Erlenmeyer.
6. 01 Termômetro
7. 01 Balança analítica
8. Água destilada
A realização da pratica desse experimento:
Primeiramente Levou-se todas as vidrarias para a pesagem na balança analítica, anotando o valor de seus respectivos pesos. Logo apos a pesagem adicionamos a contia de 50 ml de água em cada vidraria tornando a pesa-las. Apos o processo pegamos a massa obtida inicialmente pelas vidrarias sem água e subtraímos pelos valores das mesmas com água. Assim o valor da massa de água era obtido (béquer vazio– béquer com água). A temperatura da água foi medida após a pesagem para se conhecer a densidade da água (26°c). Seguindo a formula Densidade = massa / volume, determinava-se o real valor de volume da vidraria.
Aferição do balão volumétrico de 50 ml
O balão volumétrico foi pesado inicialmente sem água, chegando-se ao valor de 35,833g. Logo após, foi medida a massa do mesmo com 50 ml de água, obtendo o resultado de 85,377g,
...