ALUMÍNIO
Artigo: ALUMÍNIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PATYSFM • 10/4/2013 • 801 Palavras (4 Páginas) • 772 Visualizações
Centro Universitário Plinio Leite – Anhanguera
Eng.de Produção
Química
Patricia Sandra Farias da Mota
5670153553
Professora:Tatiana Nogueira
ALUMÍNIO
Niterói
2012
Aluminio
Sabe-se que a formação do alumínio pode ter sido causada devida as colisões ocorridas entre átomos de hidrogênios causadas pelas altas temperaturas e pressões atmosféricas durante a formação do Sistema Solar.
O nome alumínio vem do latim alúmen, nome dado a um de seus sais, o sulfato de alumínio
O alumínio é o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre, onde seus compostos aparecem concentrados nos 15 km mais externos da crosta que correspondem cerca de 8% deste, sua abundância só é inferior a do oxigênio e do silício. Mas devida a sua alta afinidade com o oxigênio costuma-se não encontrá-lo como substância elementar, mas sim, em formas combinadas com o oxigênio, tais como, óxidos ou silicatos. É também o segundo elemento mais maleável, perdendo apenas para o ouro, e o sexto mais dúctil.
O metal pode ser extraído por diversas reações químicas, com a bauxita é uma delas, onde a extração feita através deste mineral que é ocasionada por uma reação natural. Ocorre quando há uma infiltração de água em rochas alcalinas, que estas entram em decomposição adquirindo uma nova constituição química. A bauxita é encontrada próxima a superfície em uma espessura de mais ou menos 4 metros, o que possibilita a sua extração a céu aberto com o uso de retro escavadeiras. Após mineirada, a bauxita chega às fábricas, em seu estado natural, contendo impurezas que precisam ser eliminadas. Esta então é moída e misturada a uma solução de soda cáustica, formando-se uma pasta. Esta pasta é aquecida sob pressão e recebe uma nova adição de soda cáustica, que acaba se dissolvendo, passando então por processos de sedimentação e filtração, que eliminam todas as impurezas, estando pronta para a extração da alumina. Com o uso de equipamentos chamados Precipitadores, a alumina contida na substância é precipitada através de um processo chamado “cristalização por semente”. Esse sólido obtido, só precisa ser lavado e secado por meio de aquecimento para que tenhamos o primeiro produto do processo de produção do alumínio, a alumina. A alumina é um pó branco, com uma consistência semelhante à do açúcar, que a partir daí é aquecida e colocada em forma de alumínio.
Processos de Obtenção do Alumínio Primário
Alumina
A matéria prima básica deste processo é a bauxita que contém de 50 a 60% de Al2O3 (alumina).
Esse metal formado apresenta diversas aplicações, tanto que, com exceção do aço é o metal mais empregado, sendo um material muito importante em várias atividades econômicas.
O alumínio quando puro é muito frágil e maleável, todavia, suas ligas com pequenas quantidades de cobre, manganês, silício, entre outros, apresentam uma grande quantidade de características adequadas às mais diversas aplicações. Estas ligas fazem parte do principal material para a produção de muitos componentes de aviões e foguetes.
Ele pode substituir a prata na fabricação de espelhos de telescópios, pois,
...