AMBIENTE DE TRABALHO E SUCESSO PROFISSIONAL
Artigo: AMBIENTE DE TRABALHO E SUCESSO PROFISSIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: saritafaita • 18/12/2014 • 560 Palavras (3 Páginas) • 351 Visualizações
Nos dias atuais muito se fala sobre a importância de se ter um bom clima organizacional. Isso acontece porque o bom relacionamento interpessoal impacta em muitos aspectos, como na produtividade, na motivação, no desempenho e no desenvolvimento das pessoas na organização. Relacionar-se bem no trabalho aumenta as chances de sucesso profissional.
Muitas qualidades são essenciais para quem deseja destaque no mundo corporativo, mas saber relacionar-se bem é fundamental e um fator decisivo para alcançar êxito em todos os setores, profissões e também na vida pessoal.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), com 6.945 pessoas, o perfil de profissional pior visto pelos colegas é o “fofoqueiro” – com 27,43%, ganhando dos “enrolados” (27,30%) e do “ranzinza” (22,75%). No mundo corporativo, observa-se que as pessoas que fazem carreira longínqua e são grandes líderes não têm essas práticas.
Pensando nesses aspectos acima, a Cramer preparou algumas orientações, para que juntos possamos contribuir para um ambiente de trabalho ainda mais saudável e para que tenhamos profissionais cada vez mais focados no perfil do trabalhador Cramer e seus princípios.
• Trabalhe em Equipe
Lembre-se sempre que somos uma equipe Cramer e que todos trabalhamos por um propósito comum. A empresa funciona como uma engrenagem, se uma peça não estiver encaixada e no ritmo das outras, poderá comprometer o andamento do todo ou do resultado final. Então, busque sempre focar sua atuação pensando na organização como um todo e não somente no seu objetivo individual. Se a Cramer atinge seus resultados, indiretamente também somos beneficiados e vice-versa.
• Tome cuidado com os conflitos
Quando tiver um problema com outra pessoa, não passe simplesmente o problema para frente, fale com o envolvido e ofereça ajuda ou proponha uma solução em conjunto, caso não conseguirem resolver, peça ajuda a outras pessoas.
O ideal é buscar resolver o problema primeiro com a pessoa responsável pelo processo, caso não consiga resolver, aí sim, busque outras alternativas. Após resolvido, não há problemas em registrar e documentar o combinado via e-mail.
• Use sempre o filtro das três peneiras
Cuidado para não se envolver em fofocas, o que prejudica a imagem de quem transmite e de quem está envolvido. Para se balizar, use os três filtros do filósofo Sócrates: primeiro verifique se a história é verdade. Depois, questione se é algo bom para a pessoa alvo do comentário. Por último, avalie se a informação tem alguma utilidade para quem está ouvindo. Se a resposta é “não” para pelo menos um dos questionamentos, guarde a informação para você.
• Contribua para o desenvolvimento e bom relacionamento da equipe
Se alguém vem transmitir uma desmotivação ou fazer alguma fofoca, você poderá mostrar que o que o colega está falando não se sustenta sem se indispor e ainda poderá contribuir para o desenvolvimento dele. Para isso, ouça, mas tente mostrar, a partir de perguntas, que trata-se menos de uma verdade e mais uma impressão. Você poderá usar perguntar como: “Você realmente viu”? “O que isso te afeta?” “Você tentou ver por este outro lado”,
...