ANÁLISE DE MOSTRADORES, CONTROLES E DISPOSITIVOS DE INFORMAÇÃO
Por: Felipempr • 9/12/2016 • Projeto de pesquisa • 1.151 Palavras (5 Páginas) • 703 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE DESIGN Gráfico
Disciplina: ERGONOMIA
Profa . Dra . Carla P. Giuliano
ANÁLISE DE MOSTRADORES, CONTROLES E DISPOSITIVOS DE INFORMAÇÃO
Felipe Rocha e Vitória, RS
Novembro de 2016
- INTRODUÇÃO
A nosso ver, o design é uma ferramenta com a qual se pode contar para a melhoria do padrão de qualidade dos objetos em geral. É no design que todas as qualidades desejadas são planejadas, concebidas e determinadas para o objeto. Neste trabalho faremos a analise ergonômica das cancelas de estacionamento da UniRitter, ou seja, as informações que elas apresentam. Analisamos dois tipos de cancela, a dos professores e a dos alunos.
- DESENVOLVIMENTO
Movimentos de controle são aqueles executados pelo corpo humano para transmitir energia a máquina que esta sendo operada. Há dois tipos de máquina para validar tickets no estacionamento da UniRitter, sendo elas, a dos alunos e dos professores. Movimentos de controle são executados geralmente pelas mãos e pelos pés e podem consistir desde um simples aperto de botão até movimentos mais complexos de perseguição (como nos videogames), alimentados continuamente por uma cadeia de ação = informação = ação. Sendo assim, as máquinas de estacionamento tanto dos professores quanto dos alunos, são efetuados pelas mãos. As maquinas de estacionamento seguem um estereótipo popular compatível, que seria, o movimento executado pela maioria dos alunos diante de uma certa situação: passar o cartão para liberar a cancela. As pessoas adquirem este estereótipo pelo treinamento e pela experiência no dia-a-dia. Os controles são divididos em dois tipos, discretos e contínuos. Controle discreto é aquele que admite apenas algumas posições, liga/desliga, botão rotativo ou entrada de dados. A máquina do estacionamento admite algumas posições, portanto, controle discreto por entrada de dados. O controle contínuo é aquele que permite efetuar diversos ajustes, podendo ser separado em duas categorias: posicionamento quantitativo e movimento contínuo. Sendo assim, não utilizado nas cancelas do estacionamento.
- DESTROS E CANHOTOS
As pessoas apresentam um desempenho muscular significantemente melhor quando usam a mão dominante. Ou seja, os destros conseguem realizar movimentos com maior força, velocidade e precisão usando a mão direita. Com os canhotos ocorrem o inverso. A liberação da cancela na entrada e na saída da faculdade são feitas pela mão esquerda o que acaba “prejudicando” os destros, dificultando e consequentemente atrasando muitas vezes. Vendo isso, o projetista deve conceber, sempre que possível, produtos e postos de trabalho que possam ser utilizados indiferentemente tanto por destros como canhotos. Além da compatibilidade de movimentos, há também a compatibilidade espacial, ou seja, quando a posição relativa dos controladores e mostradores no espaço sugerem essa correspondência. Exemplo: o arranjo de queimadores e botões de um fogão. Nesses casos, em que a correspondência espacial entre mostradores e controles não ficam evidentes, há dois artifícios que podem ser usados para se reduzir os erros. O primeiro é desenhar linhas no painel ligando os controles aos respectivos mostradores. Segundo é o uso de um código de cores.
- SÍMBOLOS E INFORMAÇÕES:
Os símbolos são extremamente necessários para o entendimento melhor de como devemos operar tais máquinas, porém, não deve ser utilizado qualquer tipo de símbolo, mas sim, aqueles que irão nos passar informação rapidamente só de olhar para o desenho. É importante que a mensagem seja vista e compreendida. Na máquina de estacionamento são visíveis tais símbolos, como por exemplo, de áudio e o de aproximação do cartão, porém, é muito difícil o entendimento de onde devemos posicionar o cartão para a liberação da cancela, falta de informação na realização desta máquina, falta mais símbolos para as pessoas que não estão adaptadas a esta máquina. Dispositivos de informação, constituem a parte da máquina que fornece informações ao operador. Os principais tipos de mostradores, são, os quantitativos e qualitativos. Em relação as máquinas de estacionamento, observamos que nos são apresentadas como dispositivos de informação o áudio (interfone) e o campo visual (onde apresenta o nome da pessoa que está a utilizar a máquina e o nome da instituição).
[pic 2]
- FATORES COGNITIVOS NO PROJETO DE DISPOSITIVOS DE INFORMAÇÃO
A informação que nos é passada deve ser entendida rapidamente dependendo da situação, portanto, quanto mais “decifráveis” forem as imagens, códigos, mais rápido entenderemos o que fazer e como agir. Na situação das máquinas de estacionamento, fica evidente a falta de imagens nos mostrando onde devemos aproximar o cartão, resultando em atrasos. Logo, é necessário mais informação. Exemplo de placas que são fáceis de entender em momentos de nervosismo, emergência ou qualquer outra situação.
[pic 3] [pic 4] [pic 5]
...