Dispositivos de controle, gerenciamento e informações
Seminário: Dispositivos de controle, gerenciamento e informações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: manoela18 • 7/6/2014 • Seminário • 1.949 Palavras (8 Páginas) • 571 Visualizações
ERGONOMIAERGONOMIA AULA 7: “Manejo, Controles e Dispositivos de Informação”AULA 7: “Manejo, Controles e Dispositivos de Informação”
1 Quais são as características necessárias
QUESTÕESQUESTÕES para que as máquinas possam ser facilmente manejadas?
2. Como as características dos mostradores e como elas influenciam o desempenho humano?
Os controles devem seguir os movimentos naturais do corpo humano.
“ESTEREÓTIPO POPULAR” = é o movimento esperado pela maioria da população. EX: aumentar ou ligar => sentido para a direita
Pesquisa com crianças de 5 anos mostra qie 70% seguem o movimento esperado.
Movimentos de controle que seguem o padrão são chamados de MOVIMENTOS COMPATÍVEIS.
ESTEREÓTIPOS POPULARESESTEREÓTIPOS POPULARES São válidos para alguns controles:
Quando o projeto foge do padrão esperado, o treinamento é +difícil. Em situações de emergência, o natural prevalece.
-Os Canhotos são 10% da população, mas a maioria dos projetos é desenvolvida para os destros.
-Os movimentos compatíveis para os canhotos são iguais aos dos destros. -Os canhotos apresentam melhor desempenho com a mão- ruim que os destros devido ao treinamento.
1 Movimentos rotacionaisno sentido horário
COMPATIBILIDADE ESPACIAL COMPATIBILIDADE ESPACIAL --PRINCÍPIOSPRINCÍPIOS associam-se a movimentos para cima e para a direita. 2.Regra da mão-direita 3.Movimentos e mostradores imagina-se “engrenados”
Manejo fino: é feito com as pontas dos dedos (força de 10 kg).
Manejo grosseiro: feito com as mãos e braços ou pés (força de 40 kg:mão / 200 kg:pé).
Para objetos cilíndricos a melhor pegadura se dá com o diâmetro entre 3 e 5 cm (Melhor = 3,2 cm).
Movimentos grosseiros são mais rápidos para serem executados.
SENSIBILIDADE DO DESLOCAMENTOSENSIBILIDADE DO DESLOCAMENTO EXEMPLO: mouse
Conceito de “DESIGN”
Trabalhos finos = dimensões menores Trabalhos pesados = dimensões maiores
1. Tipo GEOMÉTRICO = grupos maiores de pessoas, para movimentos de pouca força
2. Tipo ANTROPOMÓRFICO OU ANATÔMICO = pessoal, mais cansativo em peíodoslongos devido à posicãofixa.
EXEMPLO DE MAU DESIGN: joystick anatômico
CONTROLECONTROLE É a ação transmitida pelo homem à máquina.
•Tipo DISCRETO (ex: ON/OFF) •Tipo CONTÍNUO(ex: VOLUME)
São diferenciados pela FORMA (tato), TAMANHO
(tato, difde pelo menos 20%), CORES (visão), TEXTURA (tato, 3 tipos), MODO OPERACIONAL
(movimento), LOCALIZAÇÃO (cinestesia, dif de pelo menos 10 cm), MARCAÇÃO (visão, letras)
DISPOSITIVOS DE INFORMAÇÃODISPOSITIVOS DE INFORMAÇÃO São as partes da máquina que informam o operador.
Os dispositivos visuais são os os mais utilizados, e servem para uma grande gama de informações. Os dispositivos sonoros são principalmente alarmes e de feedback.
MOSTRADORESMOSTRADORES QUALITATIVOS(usados para faixas de valores)
2 tipos: Mostradores Pictóricos
Luzes de Advertência
QUANTITATIVOS(analógicos e digitais)
3 tipos: Escala fixa/Ponteiro Móvel
Escala Móvel/Ponteiro Fixo Digital
Os digitais são mais rapidamente lidos e os erros de leitura são menores. Entretanto, não podem ser utilizados quando as quantidades/valores variam rapidamente.
A preferência deve ser os de escala fixa/ponteiro móvel.
Deve utilizar apenas um ponteiro por mostrador.
O ponteiro deve estar ligado ao movimento do controle, e não ao da escala.
Deve-se dar preferência a escalas retas e hozontais.
O deslocamento dos ponteiros deve se dar no sentido horário ou para a direita.
1 -A altura das letras deve ser de 1/200 da distância de leitura. 2 -A largura da letra deve ser de 2/3 da sua altura. 3 -A melhor visibilidade é de letras pretas sobre fundo branco. 4 -Não deve-se usar letras com serifa.
Segue os critérios já vistos para o arranjo físico (layout) do posto de trabalho:
COMPONENTES” Os mostradores devem seguir esta regra de percepção.
Usados quando a visão estiver sobrecarregada ou for impossível visualizar o “mostrador”
Usados quando a informação é aleatória, para chamar a atenção.
Usados para a função de realimentação (feedback) do operador.
- Controles e Movimento de controle
Controles são sub-sistemas que possibilitam a interação entre homem-objeto, em sua maioria, são acionados com os movimentos das mãos e dedos. Eles são classificados em discretos e contínuos. O controle discreto admite apenas algumas posições bem definidas, enquanto o contínuo permite realizar uma infinidade de ajustes.
Segundo Iida, movimento de controle é aquele executado pelo corpo humano a fim de transmitir uma forma de energia ao objeto. Ele deve seguir os movimentos naturais e mais facilmente realizados pelo corpo humano, assim, as mãos devem realizar trajetórias curvas e contínuas. (IIDA, 2005)
Alguns movimentos são esperados pela maioria da
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