TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISANDO AS MANIFESTAÇOES SOCIAIS NO PASSADO E NO PRESENTE

Ensaios: ANALISANDO AS MANIFESTAÇOES SOCIAIS NO PASSADO E NO PRESENTE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  2.935 Palavras (12 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO.................................................................................4

2 - DESENVOLVIMENTO....................................................................5-9

3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................10

4 – REFERÊNCIAS.................................................................................11

3 - INTRODUÇÃO

O objetivo é discutir as notícias das manifestações populares na sociedade brasileiras ocorridas recentemente, trouxe varias reflexões para o nosso cotidiano e posturas frente a grupos e sociedade, as quais estão inseridas. O estopim veio do movimento passe livre, até porque, a nosso ver, a agenda do transporte público materializar toda a questão da falta de gestão pública, a vontade de ocupar a cidade, a possibilidade de se deslocar de uma ponta a outra sem o sacrifício de tempo ou de dinheiro. Esse movimento foi percebido como uma síntese de todas as coisas que o país vive, de todas as crises de governabilidade.

O processo metodológico foi justamente em cima da pesquisa bibliográfica, toda analise da crítica feita da realidade social de ontem e hoje desse nosso país chamado Brasil.

4 - DESENVOLVIMENTO

Existe uma linha cada vez mais tênue entre o mundo real e o digital. O mundo cibernético influência a cada dia o que vemos nas ruas, e vice-versa. As redes sociais passaram a dar uma sustentação política ao cidadão, e fora da web influenciam diretamente, diversos grupos de pessoas. A facilidade com que se dissemina uma informação nas redes sociais fez com que tudo que se viu na web fosse levado para a rua durante os protestos, e também o contrário.

Os blogs, sites de compartilhamento e principalmente as redes sociais surgiram para possibilitar a criação de um novo cenário que ampliou o acesso à informação, além do número e variedade de fontes. As redes sociais configuram-se como fabulosas ferramentas de organização política da sociedade civil, possibilitando novos caminhos para exigir dos nossos representantes aquilo que nos é de direito.

Segundo Martins (2004), as redes sociais configuram-se como tema de maior atualidade sociológica para a compreensão da complexidade da vida social, principalmente nos tempos atuais em que a sociedade civil mundial exige respostas políticas locais e eficazes, para assegurar a ampliação dos direitos de gozo da cidadania. Promovendo assim, políticas de inserção e participação social.

As maiorias das manifestações que hoje começam em páginas virtuais se estendem para as ruas, e esse tem sido a grande preocupação das autoridades mundiais. Como exemplo, tem-se a Primavera Árabe em 2011, mostrando que as manifestações através das redes sociais são essenciais para a criação de uma situação política em questionamento aos ditadores.

Sob a força de um regime autoritário, cidadãos do Egito e da Líbia encontraram na internet um espaço fértil para discussões e união contra o governo. Tais mobilizações colocaram em xeque ditadores que estava há décadas no poder. (CASSIANO, 2011)

Também importante referenciar os contextos Histórico das manifestações do passado e hoje transcrevendo Histórias de lutas e conquistas de direitos, pois se sabe que estas são necessárias ao crescimento e desenvolvimento social, pois nos tempos de hoje uma carência de espaços de discussões, mesmo com a alta tecnologia de ponta, o no processo crítico-reflexivo, educativo, político e social de um à vida pessoal e socialmente. Assim, a figura representada ao meu olhar reflete as diferentes formas de manifestações que o povo, a população utiliza-se de acordo com a realidade social vivenciada, porém se paramos para pensar os dois momentos buscam-se melhorias na qualidade de vida das pessoas.

Discutir o papel da internet e das redes sociais na divulgação e propaganda das manifestações? Responde-se na ordem de que o mundo globalizou, tornaram-se tudo muito próximo, mas também muito longe do processo de organização social, de servir de ferramenta para as mudanças sociais, pois o que se vê são pessoais buscando a Rede Social para encontros amorosos em suas maioria, socializar informações de pequenos grupos de amizade, ou mesmo de buscar encontrar pessoas. Entretanto, identificamos que as manifestações apresentadas é uma demonstração de insatisfação, porém o reflexo desta situação passa pela desordem social que o Brasil vive, de tanta corrupção, desrespeito, desvalorização, perda de valores morais entre outras, que acabam em trazer um tempo de indignação, e que leva os atos até considerados de vandalismo, mas que na verdade, busca-se o encontro e solução de problemas. E a Rede Social serve apenas para sua divulgação.

Foi realizada uma enquête nas salas de aula desta Faculdade, no qual estudo acerca das redes sociais e seu papel e chegamos á conclusão que apesar do ensino ser a distancia, utilizando a mesma como ferramenta de estudo e trabalho foi respondido em suas maiorias que a mesma é utilizada para trocar informações entre colegas de sala e muitas vezes nem diz respeito aos assuntos pertinentes a graduação na maioria é até mesmo pessoais, o debate foi mais longe e nos beneficia muito, assim também como todos os órgãos públicos pela facilidade e presteza de serviços para com os que dependem. Quanto a nossa profissão só veio acrescentar facilidades, em fazer laudos perícias tirar fotos dos incapacitados e etc...

A internet hoje é sim uma praça pública da sociedade em seu uso adequado para a organização social, a sociedade possui uma ferramenta de alta potencialidade, que estamos aprendendo a lhe dar com ela aos poucos.

Alguns pontos que devem ser considerados também neste processo, como os partidos políticos, pois aqueles tradicionais no Brasil entraram em crise entre os membros, pois há discordâncias de ideologias, posturas frente as demandas sociais, caráter pessoal, levando-o a desentendimentos e desordens entre eles. Deste cenário surgiram outros partidos políticos, com novas propostas e com novas visões de mundo. Como foi discutido neste trecho do site:

Além disso, outra questão muito curiosa pode suscitar um debate acerca da natureza dessas manifestações brasileiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com