ANALISE DAS REPORTAGENS
Tese: ANALISE DAS REPORTAGENS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 20/10/2014 • Tese • 790 Palavras (4 Páginas) • 169 Visualizações
1. Explique e demonstre os aspectos positivos e negativos.
Edição do dia 28/04/2014
Saiba como a produtividade no trabalho afeta a economia de um país
• Aspectos positivos:
Treinamento e capacitação de funcionários.
• Aspectos negativos:
Maior disponibilidade de trabalho, porém, menor produtividade;
Aumento da produtividade em menor ritmo nos últimos anos;
Desgaste físico ocasionado no trajeto do trabalho comprometendo a produtividade dos funcionários;
Déficit na Educação;
Pouco investimento e alta burocracia para projetosde pesquisa;
Tecnologia e inovação atrasados.
Embora os brasileiros trabalhem mais horas que os americanos e franceses, por exemplo, a produtividade do brasileiro deixa a desejar. O país se encontra na posição 81 no ranking de produtividade. Mas existem fatores que certamente influenciam nesta baixa produtividade dos brasileiros como a má qualidade da educação, do transporte, a falta de tecnologia em alguns setores, como o da construção.
Edição do dia 29/04/2014
Mais investimentos em tecnologia aumentaria produtividade no Brasil
• Aspectos positivos:
Investimento em equipamentos modernos;
• Aspectos negativos:
Falta de investimento em educação e tecnologia;
Má administração dos recursos resultando em um alto custo do produto;
Desiquilíbrio no crescimento de produtividade, ganho de lucro e redução de preço;
Falta de mão de obra qualificada;
Transportes desfavoráveis;
Falta de pessoas qualificadas para atender as mudanças tecnológicas.
A produtividade e o salário do trabalhador brasileiro poderiam ser muito maiores se houvesse mais investimento em qualificação e em novas tecnologias. Nos Estados Unidos tudo é planejado para que o cliente “se vire” sozinho, e eles pagam seus funcionários por hora, mais funcionários em dias mais movimentados e menos em dias de pouco movimento isso faz com que o custo diminua tanto para a empresa quanto para os clientes. O aumento da eficiência possivelmente pode significar menos empregos, mas significa também melhores empregos, que demandam pessoas mais qualificadas. No Brasil os salários aumentaram, mas a produtividade deixa a desejar. Para que todos ganhem o crescimento precisa ser equilibrado, ganho de produtividade e aumento de salários, de lucros, e redução de preços, assim toda a sociedade sairá ganhando. Muitas coisas atrapalharam o bom desempenho das indústrias falta de mão-de-obra qualificada, falhas de energia, problemas com telefonia e internet, e transportes ruins. E tudo isso resulta para o Brasil em um produto mais caro, fazendo com que este perca em competitividade.
Edição do dia 02/05/2014
Empresas investem no bem estar dos empregos para aumentar a produção
• Aspectos positivos:
Mudanças nas estratégias garantindo ganho em produtividade;
Capacitação de funcionários;
Ambiente propício para ideias criativas, ou seja, fazer com que o colaborador participe das decisões da empresa;
Saúde no ambiente de trabalho;
Busca pela inovação e eficiência;
• Aspectos negativos:
Desvalorização dos funcionários;
Pressão e estress em decorrência do volume de trabalho;
As empresas começaram a perceber que conseguem produzir mais quando dão aos trabalhadores condições de produzir mais, estas tem se preocupado mais com o bem estar dos funcionários no ambiente de trabalho tem dado mais espaço para os funcionários darem suas ideais, ganhando assim em produtividade.
Edição do dia 03/05/2014
Brasil tem maior produtividade no campo
• Aspectos positivos:
Avanço em tecnologia;
Tecnologia no auxilio da genética e monitoramento de produção de soja;
Baixo custo dos produtos em decorrência do planejamento e aprimoramentos dos recursos;
• Aspectos negativos:
Dificuldade de escoamento dos produtos devidos as más condições das estradas e rodovias;
A ultima reportagem da série sobre produtividade mostra que, apesar do Brasil perder para os Estados Unidos em muitos aspectos, é no campo que ganhamos espaço apesar de nossa péssima logística Brasil vem se mostrando cada vez melhor no agronegócio, com novas técnicas de trabalho, novas tecnologias.
2. Quais as principais mudanças para melhoria dos resultados e sua ligação com as funções da administração?
• Para que se alcancem os objetivos organizacionais, a organização deve prover critérios que levem à decisão de como e quando as praticas de trabalho devem ser alteradas e adaptadas ao ambiente organizacional;
• Busca por uma organização mais horizontal e descentralizada para que as informações fluam mais rápida e facilmente do nível operacional até o estratégico;
• Conciliar as práticas de trabalho com recursos humanos, tecnologia e informação;
• Como ponto de partida para a adoção dos sistemas de informação, a organização deve conciliar as reais necessidades dos usuários com os objetivos organizacionais.
3. Qual o papel (importância) do agronegócio para o Brasil em relação aos demais setores?
Atualmente, o Brasil tem papel de destaque no agronegócio internacional, sendo o maior exportador do mundo de café, açúcar e suco de laranja, um fator que tem grande influência neste “destaque” do Brasil no agronegócio é que nosso país possui ótimas condições climáticas, tecnologia e produtores capacitados.
O agronegócio é o que impulsiona a economia do Brasil, e nos últimos tempos tem registrando importantes avanços, este setor tem grande capacidade empregadora e de geração de renda, cujo desempenho médio, tem superado o desempenho do setor industrial, ocupando, assim, uma posição notória, o que lhe dá importância crescente no processo de desenvolvimento econômico, por ser um setor dinâmico da economia e pela sua capacidade de impulsionar os demais setores. Além do que nos últimos anos é o agronegócio que tem impulsionado o crescimento do PIB.
...