ANATOMIA II
Pesquisas Acadêmicas: ANATOMIA II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janesilveira13 • 8/4/2014 • 783 Palavras (4 Páginas) • 557 Visualizações
ATPS ETAPA 1
Aula Tema: Sistema Nervoso Central
Professor: João Valdivino
Jane Simões da Silveira – RA: 6022410915.
Mônica Thaís Vogado Aranda Florenciano – RA: 1299530497.
Vinícius Heron de Oliveira – RA: 6023435147.
Campo Grande/MS 02 de Abril de 2014
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Em anatomia, chama-se sistema nervoso central (SNC), ou neuroeixo, ao conjunto do encéfalo e da medula espinhal dos vertebrados. Forma, junto com o sistema nervoso periférico, o sistema nervoso, e tem um papel fundamental no controle do corpo. É no SNC que chegam as informações relacionadas aos sentidos(audição, visão, olfato, paladar e tato) e é dele que partem ordens destinadas aos músculos e glândulas.
O sistema nervoso central é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído de encéfalo e medula espinal, protegidos por crânio e coluna vertebral, respectivamente.
Ambas as estruturas são reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas meninges. São elas a dura-máter, aracnoide e pia-máter. Há, entre as duas últimas, a presença de um líquido: o líquor, responsável pela nutrição do SNC (sistema nervoso central) e pela minimização dos possíveis traumas causados por choques mecânicos.
ENCÉFALO
O encéfalo é constituído de cérebro, cerebelo, e tronco encefálico, esse último é formado pelo mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano.
CÉREBRO
O cérebro é constituído pelos hemisférios cerebrais (telencéfalo) e diencéfalo. Estes primeiros são unidos pelo corpo caloso: uma estrutura constituída de fibras nervosas. Em cada uma dessas duas regiões existem divisões de determinadas áreas, delimitadas por sulcos mais profundos: os lobos frontais, parietais, temporais e occipitais. Estes se dão aos pares (um em cada hemisfério), e cada tipo coordena uma função específica - como a audição, ligada aos lobos temporais. A região mais externa do cérebro é denominada córtex cerebral, rico em corpos de neurônios e, em razão de sua tonalidade, era denominado “substância cinzenta”. O córtex possui áreas sensoriais, motoras e associativas (interpretação de sensações e elaboração de planos de ação).
A região mais interna do cérebro, rica em dendritos e axônios, geralmente revestidos por mielina, é a substância branca, que leva informações ao córtex, e recebe dele instruções acerca do funcionamento do corpo. As mensagens sensoriais, exceto
olfativas, passam antes pelo tálamo. Outra estrutura, localizada sob o tálamo, é o hipotálamo, que ativa as glândulas produtoras de hormônios e exerce um papel muito importante
...